PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de março de 2008

TEMER AO SENHOR (8)

ANO LXV - Domingo, 23 de março de 2008 - Nº 3256

TEMER AO SENHOR VIII ( Levítico 19: 11)

Nosso texto para análise continua a estabelecer os princípios de vida fiel ao Senhor, na esfera de nossas relações com o outro. O tema agora é a mentira. A questão é posta de forma negativa: não mentirás; não usarás de falsidade. Está claro que se trata do exercício da fala, mas também de propositura de ardis, ciladas, armadilhas. O que está em destaque é a necessidade da honestidade e sinceridade.

A manifestação da mentira pode ter, e tem, muitos matizes ou variações, sendo algumas sutis às quais não damos muita importância. Verdade é um dos atributos que se encontra no caráter de Deus e que nós , como seres criados à Sua imagem e semelhança, devemos também refletir e manifestar.

A ênfase dada nas Escrituras Sagradas sobre este ponto é muito grande, levando o próprio Deus fazer registrar que " ficarão de fora os mentirosos",ao referir-se a Seu Reino ( Ap.21:8). Trata-se de pecado grave, mas que é tolerado e, às vezes, justificado em nosso meio. Categorizamos a mentira para dizermos que esta é admissível e aquela nem tanto. É critério meramente humano com base nos reflexos sociais da mentira em si. Mas, devemos ver que esta distinção não é admitida pelo Senhor. A honestidade, integridade e verdade são elementos manifestos em nossa vida como fruto de temer ao Senhor. É claro também que não podemos confundir sinceridade, verdade e honestidade com rudeza, falta de educação ou desamor. Paulo nos alerta e determina : "seguindo a verdade em amor" (Ef.4:15). Desta maneira podemos dosar adequadamente a rejeição à mentira e a recepção da misericórdia. Perfilemo-nos com a verdade e a sustentemos com amor, como resultado de nosso coração fiel que "teme ao Senhor".

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.