PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de dezembro de 2007

BENONI OU BENJAMIM?

ANO LXV - Domingo, 23 de Dezembro de 2007 - Nº 3243

Benoni ou Benjamim ? ( Gênesis 35:18 )

Dois nomes para uma mesma criança. Dois nomes em relação a uma mesma situação ou ocorrência. Dois nomes que nos mostram duas maneiras de ver o fato.

Sabe-se que, embora o fato seja um só , há maneiras variegadas de se perceber e descrever tal ocorrido. Minha formação profissional, cultural, moral, minha relação com o fato e outras circunstâncias determinam forma diferente de me relacionar com ele, se comparado ao modo de outras pessoas .

Assim , vemos que o ocorrido no nascimento desta criança deixa claro que nos envolvemos de modo diferente e vemos de maneira diversa a mesma ocorrência. Benoni , cujo significado é "filho de minha dor", reflete o modo pelo qual a genitora ou parturiente viu o fato. Seu ponto de vista é correto. Desta maneira ela o vivenciou e experimentou. Sua dor e agonia foram ali manifestas, inclusive vindo a óbito por ocasião do parto. Dava à luz um filho , mas sua vida (dela ) era ceifada neste processo. Benjamin, cujo sentido é "filho de minha destra" ou "filho de minha força", traduz a visão do genitor , daquele que via mais um filho vir à luz. Já um pouco idoso ( seria seu último filho ) ainda imagina que seja forte e vigoroso e expressa esta sua convicção no nome dado ao filho que nasce. Como vemos a vida ( principalmente neste final de ano ) que temos recebido do Senhor? Somos tendentes a vê-la na dimensão de Benoni ou de Benjamin? Não se trata de otimismo barato ou de pessimismo sistemático, mas de um modo cristão de buscar ver a graça de Deus e em "tudo dar graças". Manter a visão de Benoni por toda uma vida , seria uma espécie de punição sobre o menino que carregaria este fardo pesado. Mesmo que o fato seja inclinado a Benoni, busquemos tratá-lo ( ou convertê-lo) em Benjamin, a fim de fazermos nossa vida ser reflexo de nossa visão da manifestação da graça e bondade do Senhor.

Benoni ou Benjanin em 2008?

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.