PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de abril de 2007

PORTA DA ESPERANÇA

ANO LXIV - domingo, 15 de abril de 2007 - Nº 3207

Porta da esperança (Oséas 2: 15)

É possível que a expressão contida no versículo apontado e que está encimada neste texto, traga à mente de muitos um programa de televisão no qual pessoas manifestavam um determinado pedido e o apresentador do dito programa fazia um grande suspense em abrir uma “porta” onde poderia estar ou não o objeto do pedido feito pelo participante. Às vezes ocorria o fato de que aquela “porta de esperança” transformava-se em “porta de desilusão”, pois o pedido não era atendido.

Quando lemos o texto apontado percebemos que a porta da esperança citada é o Vale de Acor. Isto nos remete ao livro de Josué (7:24-26), onde encontramos o passo histórico de sua origem. Este vale é assim chamado por causa de Acã e seu pecado ensejador de sua punição bem como da família. “Akar” tem o significado de “perturbação, conturbação”. De fato, houve perturbação dentro de Israel por causa da transgressão cometida por Acã, gerando a manifestação punitiva do Senhor. No entanto, o Deus da graça, da misericórdia, da benevolência, da bondade e da longaminidade transmudou um lugar de perturbação em portal de esperança. Este é o Senhor nosso Deus. Louvado seja o Seu glorioso Nome.

Hoje, temos também uma gloriosa e maravilhosa “porta da esperança”; Jesus. Ele é O que tem sido estabelecido pelo Pai como lugar de ingresso para a geração e alimentação de nossa esperença. Nesta porta, diferentemente daquela do programa de tv, jamais haverá frustação para o que vai até ela. Ali sempre será concedido encontrar a satisfação de suas angústias e aflições, a cura de seu vazio existencial e interior, a restauração de sua paz de espírito. Jesus é esta “porta da esperança” ao alcance de sua mão. Vá até Ele, entre por Ele por meio da fé, a fim de ser revestido de toda esperança, lançando fora sua derrota, perturbação, angústia e ansiedade. Felizes e bem-aventurados os que encontram e entram por essa bendita “Porta da Esperança”.

Deus o (a) abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.