PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de junho de 2006

VIRTUDE TEDIOSA?

ANO LXIV - Domingo, 04 de junho de 2006 - No 3162

Virtude Tediosa?

Nos romances as figuras proeminentes se dividem em vilões ou vítimas. Pessoas boas, vidas virtuosas na sua maioria parecem um tanto tediosas. Jeremias é uma fantástica exceção. As qualidades cativantes da personalidade de Jeremias são sua bondade, sua virtude, sua excelência. Ele viveu do melhor modo possível. Não existe qualquer traço de presunção, complacência ou ingenuidade em Jeremias - cada pensamento de sua mente foi submetido à rejeição, cada sentimento de seu coração passou pelas chamas do ridículo. Bondade para Jeremias não significava "ser amável", era algo mais parecido com coragem ou bravura.

Há uma passagem na vida do profeta quando ele esteve à beira de entregar-se à morte interior. O profeta estava pronto a abandonar sua singular vocação divina e transformar-se num morador a mais em Jerusalém. Nesse momento crítico, ele ouviu a reprimenda: "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? " (Jr 12.5).

A vida é difícil, Jeremias. Você vai desistir na primeira onda de oposição? Vai correr para casa assim que constatar que a grande maioria dos homens e mulheres está mais interessada em preservar seu conforto do que em arriscar-se para a glória de Deus? Vai viver cautelosamente ou corajosamente? Eu o chamei para viver da melhor forma possível, para ir ao encalço da retidão, para manter o curso em direção à excelência.

É mais fácil descansar nos braços confortáveis da Normalidade. Mais fácil, mas não melhor. Mais fácil, mas não mais significativo. Mais fácil, mas não mais pleno de satisfação.

Eu o chamei para uma vida de propósitos muito mais altos do que você jamais pensou ser capaz de realizar e prometi que o supriria com o vigor necessário para cumprir seu destino. Agora, ao primeiro sinal de dificuldade você está pronto a desistir. Se você se sente fatigado com a mesmice dessa multidão de pessoas medíocres e apáticas, o que você fará quando a corrida verdadeira começar, a corrida com rápidos e resolutos cavalos e cavaleiros da excelência? O que você realmente deseja, Jeremias? Caminhar pesadamente com a multidão ou correr com os cavalos?

É pouco provável que Jeremias tenha respondido rápida e espontaneamente à pergunta de Deus. Os ideais arrebatadores de uma vida nova haviam sido borrifados pelo cinismo do mundo. O ímpeto eufórico do entusiasmo juvenil não mais o impulsionava. O profeta pesava as opções. Computava o custo. Inquietava-se e sentia-se perturbado e hesitante.

A resposta, quando finalmente surgiu, não foi verbal, mas biográfica. Sua vida tornou-se a sua resposta: "Eu competirei com os cavalos."

Adaptado de Eugene Peterson, "Corra com os Cavalos" (Ed. Textus).

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.