PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de junho de 2006

AMOR: O APOGEU DA CRIAÇÃO

ANO LXIV - Domingo, 11 de junho de 2006 - No 3163

AMOR: O APOGEU DA CRIAÇÃO

Aparentemente, tudo estava pronto! Os relatos de Gênesis 1 e 2 nos ensinam que o Criador trouxera à existência tudo o que hoje se vê. Fez isso em seis dias, tudo de forma perfeita. Ao final de cada dia contemplava a obra realizada e avaliava positivamente: "E viu Deus que isso era bom". No sexto dia, Deus completou sua obra ao criar o homem a sua imagem e semelhança, e a avaliação final de tudo foi mais do que positiva: "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." Gn 1.31.

Mas, por incrível que pareça, algo ainda estava incompleto. Havia na criação alguma coisa que não estava boa, e Deus ainda tinha uma última obra a realizar. Isso é dito no versículo 18 do capítulo 2: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."

Agora sim, tudo completo! O relacionamento amoroso entre o homem - criado a imagem de Deus -, e a mulher - assim como ele, reflexo do Criador - leva a Criação ao seu apogeu, ao seu clímax, ao pico mais elevado. Assim que o homem contemplou pela primeira vez aquela que Deus fizera especialmente para ele, explodiu em poesia: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne de minha carne." (Gn 2.23). As palavras desta declaração de amor são as primeiras atribuídas ao homem na Bíblia.

O relacionamento amoroso saudável entre homem e mulher faz parte do propósito original de Deus na Criação. Deus criou e incentiva o romance, a tal ponto que deixou registrado na Bíblia um livro inteiramente dedicado à exaltação do amor entre homem e mulher: o Cântico dos Cânticos de Salomão.

Esse relacionamento deve desenvolver-se em dois sentidos. Primeiro, lado a lado: homem e mulher devem caminhar juntos, ombro a ombro, ajudando-se mutuamente na tarefa de desenvolver a vocação para a qual o Senhor os chamou. Mas há uma segunda dimensão no seu relacionamento, a dimensão face a face: homem e mulher devem contemplar-se, admirar-se e satisfazer-se mutuamente, cuidando um do outro, amando um ao outro, e cultivando um relacionamento profundo e abençoador.

Para que homem e mulher sejam plenamente satisfeitos e felizes neste relacionamento, porém, devem obedecer algumas regras estabelecidas por seu Criador: devem reservar o relacionamento sexual, que sela um compromisso de entrega mútua para toda vida, para o contexto do casamento. E homens e mulheres cristãos devem se relacionar tão somente com pessoas que tenham o mesmo compromisso com Deus, por meio de Cristo.

Que neste Dia dos Namorados, possamos refletir sobre o propósito de Deus ao nos criar como homens e mulheres, investindo neste aspecto fundamental de nossa existência que é a vida romântica.

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.