PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de abril de 2006

TRABALHO: QUEM INVENTOU?

ANO LXIII - Domingo, 30 de abril de 2006 - No 3157

TRABALHO: QUEM INVENTOU?

Quando era criança, tinha o hábito de freqüentar diariamente a Secretaria da Escola Pública Estadual em que estudava, pois minha mãe trabalhava ali como secretária. Recordo-me claramente de um colega de trabalho dela que vivia praguejando: "Ainda encontro esse sujeito que 'inventou' o trabalho... no dia em que encontrá-lo, acerto as contas com ele...".

É muito comum observar irmãos em Cristo arrastando tal mentalidade para suas vidas, ao encarar o trabalho como uma obrigação desgastante. Muitos correm o risco até mesmo de mal-interpretar o texto que diz "no suor do rosto comerás o teu pão" (Gn 3.19), rotulando o trabalho como uma maldição decorrente da queda do homem em pecado. Em função disso, muitos cristãos fazem uma sólida segmentação de sua vida entre "trabalho sagrado", realizado na Igreja para Deus, e "trabalho secular", a ser desempenhado porque não resta alternativa.

Não é essa, contudo, a perspectiva que a Bíblia nos apresenta sobre o trabalho. Quando analisamos os primeiros capítulos do magnífico livro de Gênesis, vemos Deus criando o homem para que este estabelecesse três relacionamentos fundamentais: o relacionamento com o Criador (1.28, 2.3, 2.16-17), com o seu semelhante (1.27, 2.18) e finalmente o relacionamento com o Cosmos, a Criação maravilhosa que Deus trouxe a existência (1.26, 2.19). E como pode o homem desfrutar deste último relacionamento? Em Gn 2.15 é dito que Deus tomou o homem e o colocou no Jardim, para o cultivar e o guardar. Isso nos mostra que foi Deus quem criou o trabalho, como uma forma de abençoar o homem, ao permitir que este se relacionasse com o Universo criado.

Essa verdade bíblica nos leva a olharmos nossas atividades profissionais sobre outra ótica: se foi Deus quem criou o trabalho, de forma alguma podemos considera-lo como banal ou "secular". Por meio do nosso trabalho, desenvolvemos uma das atividades para as quais o Senhor nos criou, e dessa forma glorificamos o seu nome.

Que neste 1° de maio, Dia Internacional do Trabalho, possamos avaliar nossa postura profissional, por meio das seguintes indagações: Como cristão, tenho procurado glorificar a Deus por meio do meu trabalho? Tenho desempenhado minha vocação com excelência, como se trabalhasse para o próprio Deus?

Que todos nós sejamos excelentes profissionais, seja qual for nossa área de atuação, e que dessa forma possamos impactar o mundo com um testemunho transformador.

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.