PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2005

FELIZ NATAL! FELIZ MISSÃO!

ANO LXIII - Domingo, 18 de dezembro de 2005 - No 3138

Feliz Natal! Feliz Missão!

"Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20.21)

por Marcelo e Cláudia de Carvalho

Você já parou para pensar que Natal e Missão são dois termos que representam a mesma coisa em duas perspectivas distintas? Começar por Natal pode ser mais fácil. Natal vem do latim natale que significa nascimento. Para nós cristãos, Natal representa o nascimento de Jesus Cristo, o único Filho de Deus, que foi prometido ser enviado ao mundo através dos profetas do Antigo Testamento. Aquela imagem que temos do menino Jesus numa manjedoura, num curral é típica. Ali a salvação se tornou concreta, palpável, muito bem representada por aquele homem, que depois de ter posto o menino-Deus no colo, disse que já poderia descansar em paz pois os seus olhos já tinham visto a salvação do Senhor. Natal é o nascimento de Jesus, aquele que salva os homens dos seus pecados.

E Missão? Bem, missão, vem de uma palavra latina que se escreve quase da mesma forma: missio. Na verdade missio foi utilizada para traduzir duas palavras gregas, apostellein e pempein, quando da tradução do Novo Testamento para o latim. E sabe o que essas duas palavras significam? Ambas querem dizer enviar. E se encontram naquele famoso texto de João 20.21: "Assim como o Pai me enviou (apostellein), eu também vos envio (pempein)". Missio, ou melhor, Missão, é o envio do Filho de Deus nascido de uma virgem para cumprir o propósito de Deus Pai em salvar o perdido, como nós e você.

E qual a relação do Natal com Missão? Vamos lá… Sempre quando nos reportamos ao Natal, o colocamos situado lá no passado, há aproximadamente 2.000 anos. Mas, levando em consideração o que já falamos, Natal não ocorreu com um fim em si mesmo. Natal é o começo. Natal é o ponto de partida da obra completa que Jesus haveria de realizar e está realizando. Essa obra se estendeu aos seus discípulos quando ele disse: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio". O envio de Jesus continua quando ele envia os discípulos ao mundo. A partir daquele momento o envio com o propósito de trazer salvação ao perdido passa para nós a Igreja de Cristo. Somos enviados não para sermos crucificados como ele, ou para imitá-lo simplesmente. Mas para anunciar o Natal, anunciar que o Deus Filho se encarnou, sofreu, foi tentado, mas não pecou, e morreu numa cruz, sendo o nosso substituto, para pagar a nossa dívida eterna com Deus e nos dar vida eterna. E que o próprio Jesus ressuscitou e virá uma segunda vez para nos buscar.

Nós e você, Igreja de Cristo, representamos de forma viva o Natal de Jesus. Nós e você podemos vivenciar não só o Natal, mas também essa Missão (missio). Ser cristão é ser enviado ao mundo para falar do Natal, da obra e da ressurreição de Cristo. Ser Igreja de Cristo só faz sentido quando nos vemos como o povo de uma missão (de um envio) que continua: O Pai enviou o Filho que enviou a Igreja. A nossa origem é o Natal. Somos povo missionário de Deus ansiando a volta do primeiro Missionário, o Cordeiro e Leão. Ser Igreja é ser povo natalino, é ser povo missionário, povo enviado…

Feliz Natal! Feliz Missão!

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.