PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de outubro de 2005

SOLUS CHRISTUS: A EROSÃO DA FÉ CENTRADA EM CRISTO

ANO LXIII - Domingo, 16 de outubro de 2005 - No 3129

SOLUS CHRISTUS: A Erosão da Fé Centrada em Cristo

Os Reformadores ensinavam que a salvação é realizada somente por intermédio e pela obra de Jesus Cristo, que é o sentido ao qual a frase solus Christus se remete. Significa que Jesus já fez tudo, de modo que agora nenhum mérito da parte do homem, nenhum mérito da parte dos santos, nenhuma obra nossa realizada aqui ou num purgatório, que seja, poderá aumentar o valor dessa obra salvadora. De fato, qualquer tentativa de acréscimo é uma deturpação do evangelho e definitivamente não é evangelho nenhum.

Proclamar Cristo somente é proclamá-lo como único e suficiente Profeta, Sacerdote e Rei do cristão. Não precisamos de outros profetas para revelar a Palavra e a vontade de Deus; na Bíblia, Jesus já disse tudo que temos de ouvir. Não precisamos de outros sacerdotes para mediar a salvação e bênção de Deus; Jesus é nosso único e suficiente Mediador. Não precisamos de outros reis para controlar o pensamento e a vida dos crentes, não precisamos de gurus; só Jesus é o Rei de cada cristão individualmente, e de Sua Igreja. Jesus é tudo para nós e por nós no Evangelho.

À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão.

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

(Extraído da Declaração de Cambridge e do livro Reforma Hoje)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.