PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de outubro de 2005

SOLA GRATIA: A EROSÃO DO EVANGELHO

ANO LXIII - Domingo, 23 de outubro de 2005 - No 3130

SOLA GRATIA: A Erosão do Evangelho

Os reformadores também falaram da sola gratia: só a graça. Aqui a insistência deles estava em que os pecadores não têm nenhum direito a reivindicar de Deus, que Deus não lhes deve nada senão o castigo por seus pecados, e que, se ele os salva apesar de suas transgressões, como é o caso daqueles que são salvos, é só porque agrada-o fazer isso.

Ensinavam que a salvação é somente pela graça. Em contraste, numerosos evangélicos de hoje crêem que o homem é basicamente bom, que Deus tem a obrigação de dar a cada um a oportunidade de ser salvo, e que, se somos salvos, em última análise é por causa da nossa boa decisão de receber o Jesus que nos é oferecido no evangelho.

A confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico: desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade; desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores àqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona.

Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas. A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os sres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela Sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

(Extraído da Declaração de Cambridge e do livro Reforma Hoje)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.