PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de março de 2004

TER AMIGO, SER AMIGO

ANO LXI - Domingo, 14 de março de 2004 - No 3046

TER AMIGO, SER AMIGO

Eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Sua chamada me deixou muito feliz. A primeira coisa que ele me perguntou foi: "Como você está?" E sem saber porque eu lhe respondi: "Muito só".

"Você quer conversar?" Respondi que sim. "Você quer que eu vá até a sua casa?" Tive vontade de dizer "não precisa", mas respondi também que sim.

Desligou o telefone e em menos de quinze minutos lá estava ele tocando a minha campainha. Comecei falando de meu trabalho, minha família, meus problemas e dúvidas e ele, atento, me escutava.

Naquele dia eu estava muito cansado e a sua companhia me fez muito bem. Além do mais, do começo ao fim ele me escutou, me apoiou e me aconselhou. Assim, quando notou que eu estava melhor ele me disse: "Bom, agora preciso ir trabalhar..."

Surpreso eu lhe disse: "Por que você não me disse antes que teria que ir trabalhar? Veja que horas são! Você não dormiu nem um pouco, eu roubei seu tempo por toda a noite. " Ele sorriu e me disse: "Não tem problema, para isso existem os amigos".

Ao ouvir isso fiquei feliz em saber que podia contar com um amigo assim. Eu o acompanhei até a porta e quando ele caminhava até o seu carro ocorreu-me perguntar: "Meu caro, por que você me telefonou tão tarde, o que você queria?" Ele voltou e me disse em voz baixa: "É que eu queria te dar uma notícia." E eu perguntei: "O que aconteceu?" Ele me disse: "Fui ao médico e ele foi muito franco. Ele me disse que meus dias estão contados. Assim, só posso esperar..."

Naquele momento fiquei mudo. Ele sorriu e disse: "Tenha um bom dia, amigo". Entrou no seu carro e se foi.

Precisei de um bom tempo para assimilar a situação. E até hoje me pergunto por que quando ele me perguntou como eu estava, eu me esqueci dele e só falei de mim! Como ele teve força para sorrir, me escutar e me dizer tudo que disse?

Desde esse dia a minha vida mudou. Deixei de ser tão crítico com meus problemas e de me preocupar somente comigo. Agora aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como estão e me interessar mais por elas, sem esperar nada em troca. Tento sentir mais profundamente aqueles que estão à minha volta e aqueles que passam por minha vida. Agora entendo o ensino do Senhor Jesus: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos".

Fazer um amigo é um dom. Ter um amigo é uma graça. Conservar um amigo é uma bênção!

(Extraído e adaptado. Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.