PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de março de 2004

DÍZIMO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO? (Parte II)

ANO LXI - Domingo, 07 de março de 2004 - No 3045

DÍZIMO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

(Conclusão do boletim anterior)

Então, o que é o dízimo? Por que praticá-lo?

1. Porque o dízimo é ensino bíblico. Era praticado por Abraão, nosso pai na fé, 420 anos antes da lei mosáica. Foi enfatizado pelos legisladores e profetas durante a dispensação da Lei. Foi confirmado pelo Senhor Jesus e vem sendo praticado pela igreja cristã desde os seus primórdios. Como pecadores somos nivelados pela condenação do pecado, pela redenção em Cristo e pela contribuição dizimal. Você pode dar uma oferta maior ou menor do que alguém. Mas ninguém dá um dízimo maior ou menor do que o seu.

2. Porque o dízimo é expressão de gratidão. Não damos o dízimo para barganhar com Deus. Não damos o dízimo para receber algo em troca. Damos porque já recebemos generosamente do Senhor. A atitude que caracteriza aqueles que são fiéis na contribuição dizimal é gratidão, simplesmente gratidão. A experiência do povo de Deus alegra apenas o povo de Deus. Não é para ser reconhecida e aplaudida pelo mundo.

3. Porque o dízimo é manifestação de fé. Na economia dos homens de onde se tira, falta. Na economia divina de onde se tira, sobra! Na fórmula do dízimo 10 menos 1 é igual a mais, e não a menos. Como declarou o Dr. Peter Marshall, pastor escocês e famoso capelão do Senado norte-americano, "as grandes coisas pelas quais vivemos não são provadas pelo intelecto ou pela lógica, mas por percepção e experiência".

4. Porque o dízimo é demonstração de amor. Consciência comunitária não é apenas ter o nome no rol de membros de uma igreja. É sim, não ser um peso morto, mas uma força viva. É participar consciente e espontaneamente dos privilégios e deveres comuns. É contribuir com tempo, talento e dinheiro para a manutenção e expansão dos benefícios comunitários. É demonstrar interesse pelo bem-estar coletivo. No caso da Igreja, mais do que dever é prazer. Revela amor fraternal.

Quero finalizar com as palavras de Kenneth Prior: "Pode-se argumentar que no Antigo Testamento os dízimos eram pagos e, portanto, falando especificamente, não estão na categoria de contribuição voluntária. A contribuição cristã só começa verdadeiramente quando damos mais do que um décimo".

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.