PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de janeiro de 2004

TRIBUTO A SÃO PAULO

ANO LXI - Domingo, 25 de janeiro de 2004 - No 3039

TRIBUTO A SÃO PAULO

Poderia ser ao santo homem de Deus que aprendemos a admirar através das Escrituras, mas hoje é à cidade que há 450 anos ostenta o seu nome. Esta megalópole de todas as raças e todos os credos, de contrastes de igual tamanho. Cidade cuja "poesia concreta de tuas esquinas" ainda marca os teus moradores e visitantes. São Paulo querida, decantada em verso e prosa por Mário de Andrade, Adoniram Barbosa e Caetano Veloso. Apenas para citar alguns dos teus notórios amantes.

Neste tributo singelo, que não é imposto mas homenagem, quero agradecer-te a acolhida. De braços estendidos tens dado as boas-vindas aos imigrantes dos quatro cantos do mundo e, particularmente, aos migrantes do Nordeste brasileiro. Em ti encontramos sustento, formamos família, fincamos raízes. Daí a beleza dos teus matizes sociais e a variedade dos teus sabores. Daí a riqueza lingüística das tuas praças e ruas. Poderíamos estar vivendo ou sobrevivendo em outras plagas, mas aprouve a Deus nos trazer às tuas vilas e jardins. Já nos consideramos paulistanos. Não por nascimento, mas por adesão. A ponto de pedir "um choppes e dois pastel" e cantar "Saudosa Maloca" com a mesma inflexão e paixão do Adoniram.

Como cidadão desejo que o teu progresso seja contínuo e desfrutado, sem discriminação, por todos os teus habitantes. Que não haja mais os sem teto e sem emprego; que os "homens de rua" se tornem homens do lar. Que as grades sejam retiradas dos parques e as crianças e idosos possam neles passear sem ameaças, sem sobressalto. Que a força policial, qual um clone da tua antiga guarda-civil, nos faça orgulhosos da lei e da ordem. Que as tuas escolas municipais restaurem o padrão de outrora. Que os teus hospitais públicos tenham leito para ricos e pobres e assistência médica de primeiro mundo.

Como cristão desejo que a liberdade de crença permaneça em teus templos e tribunais. Que nenhum grupo majoritário se prevaleça de sua força religiosa ou política para restringir os direitos da minoria. E que nenhuma minoria se apegue a leis ou articulações para impor sua fé ou costumes à maioria. Que haja paz e harmonia entre os teus filhos.

Parabéns São Paulo. E que Deus te contemple com a mesma misericórdia com que contemplou o teu homônimo do Novo Testamento.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.