PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de julho de 2001

SERVIR COM AMOR

ANO LIX - Domingo, 22 de julho de 2001 - No 2908

SERVIR COM AMOR

"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém" I Pe 4.10,11

Nestes versículos temos precioso ensino sobre o ministério na igreja: quem recebeu um dom de Deus para edificação da igreja deve ministra-lo com humildade e zelo. Em outras palavras, deve repartir com os irmãos as bênçãos especiais ou talentos que Deus lhe concedeu.

O ensino é dirigido a todos os crentes. Não há servo de Deus que não tenha sido contemplado com um ou mais dons. "Cada um" deve reconhecer que as preciosidades espirituais que desfruta não são para si somente, mas também para toda a comunidade. Não há lugar para egoísmo ou presunção espiritual. O importante não é o tipo ou valor dos dons, e sim a sua aplicabilidade. De acordo com os melhores exegetas, os dons do Espírito Santo são literalmente "dons da graça", isto é, são propriedades comuns de toda a comunidade cristã. O crente abençoado com um dom deve conduzir-se como um mordomo fiel reconhecendo que esse dom não é para sua exaltação pessoal, mas para edificação do Corpo de Cristo - a Igreja.

Nenhum dom é humilhante, mas exige humildade para ser exercido. Servir uns aos outros não apenas implica em reciprocidade, mas indica que todo e qualquer sentimento menor (arrogância, exibicionismo, inveja, competição) deve ser excluído do nosso relacionamento. Se alguém serve, diz o texto sagrado, faça-o na força que Deus supre. E a finalidade principal está indicada nas palavras do apóstolo: "Para que em todas as cousas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém."

Servir com amor, com dedicação, deveria ser um compromisso de todos os cristãos, no entanto tem sido um privilégio de poucos. A questão agora é saber se você e eu somos parte dessa minoria atuante ou da maioria acomodada. É uma questão de consciência, de submissão ao Senhor.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.