PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de junho de 2001

PENTECOSTE

ANO LIX - Domingo, 03 de junho de 2001 - No 2901

PENTECOSTE

Hoje é celebrado o dia de Pentecoste. Pentecoste é uma palavra de origem grega que literalmente significa "dia da cinqüentena", ou seja, o qüinquagésimo dia após a Páscoa.

Essa celebração religiosa tem suas raízes no Antigo Testamento, quando o Senhor Deus decretou ao povo de Israel (Ex 23.14-17), a celebração de três festas fixas anuais: a dos Pães Asmos (relacionada com a festa da Páscoa); a das Primícias (Primeiros Frutos) para comemorar o início da colheita do trigo (Ex 34.22), que representava a provisão do Altíssimo. Esta celebração também ficou conhecida como Festa das Semanas, por ser realizada 7 semanas depois da Páscoa; e a terceira, a Festa da Colheita, também conhecida como Festa dos Tabernáculos (Ex 34.22; II Cr 8.13), que era comemorada ao término da colheita, praticamente no final do ano hebraico.

A Festa das Primícias ou Festa das Semanas obteve um novo significado para a Igreja, a partir dos acontecimentos registrados no capítulo 2 do livro de Atos dos Apóstolos. Aí, pela primeira vez, aparece na Sagrada Escritura a expressão grega Pentecoste. As ocorrências no primeiro "dia de Pentecoste", após a ressurreição do Senhor Jesus, marcaram definitivamente a história do cristianismo. Cumprindo a promessa do Senhor, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos com poder e glória. No Pentecoste o Espírito Santo, demonstrando Sua autoridade divina, transformou a mente, o coração, e o comportamento dos apóstolos.

Todo o Livro de Atos e as epístolas pastorais descrevem com riqueza de detalhes o que foi a Igreja - em crescimento e santidade - a partir do dia de Pentecoste. Mas a dispensação do Espírito Santo não terminou nas páginas de Atos dos Apóstolos. Ao longo dos séculos o Espírito Santo tem interferido na vida da Igreja, corrigindo erros, reorientando os rumos, animando o remanescente fiel. Sempre que a Igreja foi ameaçada por heresias, apostasias, ou mesmo por frieza espiritual, a intervenção poderosa do Espírito Santo trouxe um novo refrigério, um novo alento.

Hoje estamos vivendo o que alguns historiadores ousam classificar como "era pós-cristã". Sem fazer distinção entre ortodoxos, católicos e protestantes, é, de fato, alarmante a situação das igrejas cristãs nos países do Primeiro Mundo. Cristãos nominais permitem com a sua ausência dos cultos que os templos sejam fechados, transformados em museus ou simplesmente vendidos pela melhor oferta. Na América Latina não dá para se avaliar o significado e extensão dessa situação. A América Latina ainda experimenta uma efervescência do cristianismo evangélico. O surgimento galopante de novas denominações e seitas "cristãs" nos leva a um estado de ufanismo enganador e preconceituoso. Se nos países do Primeiro Mundo a riqueza material sufocou a vida espiritual dos cristãos, nos países como o nosso o perigo está com o divisionismo, a arrogância, as inovações doutrinárias.

Mais do que nunca precisamos de um novo Pentecoste. Um novo sopro de restauração espiritual. Um quebrantar do Espírito que nos torne mais servos e menos donos da verdade, mais humildes e menos presunçosos, mais autênticos e menos fingidos, mais ousados e menos acomodados.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.