PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de junho de 2001

A LIBERDADE DO AMOR

ANO LIX - Domingo, 10 de junho de 2001 - No 2902

A liberdade do amor

Uma das experiências mais elevadas na existência humana é a de amar e ser amado.

Há em nós uma necessidade de ser aceito pelo grupo social, estimado pelo nosso próximo e conviver harmônicamente com os que estão ao nosso redor.

Embora vital para nossa saúde emocional, nem sempre experimentamos a dádiva do amor; mais que isso, nem sempre conseguimos expressá-la àqueles a quem realmente queremos bem.

Se esta realidade já nos causa mal estar, sentimo-nos totalmente impotentes diante do princípio expresso na lei de Deus: amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem.

Humanamente isto é impossível. Nosso amor é retroativo; ele se direciona aos outros que nos amam e se expressa em atos de retribuição que dedicamos aqueles a quem queremos bem. A fonte de alimentação do amor humano são os gestos de bondade que recebemos; na mesma proporção nutrimos ódio àqueles que nos ferem e fazem mal.

O princípio do amor ao inimigo somente poderia constar na Lei de Deus. Existe para mostrar nossa total incapacidade de atingi-lo por nossos próprios meios. Se não recebermos auxílio, jamais poderemos cumpri-lo.

Nossa segurança é que Deus não exige nada dos seus, sem antes providenciar o meio para o cumprimento da exigência. Assim é que "o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo seu Espírito que nos foi outorgado". Isto nos garante o amor de Deus dentro de nós, porque o próprio Deus veio habitar em nós.

Perdoar os inimigos; estender a mão aos que sempre nos volveram o rosto; oferecer ajuda quando não somos ajudados. Não são ideais de sacrifício a serem perseguidos pelo devoto. São atos que expressam a liberdade de um coração que soltou-se das amarras do ódio e voa na liberdade do amor.

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.