PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de abril de 2000

PÁSCOA: COELHO OU CORDEIRO?

ANO LVII - Domingo, 23 de abril de 2000 - No 2843

PÁSCOA: COELHO OU CORDEIRO?

A celebração de Páscoa é marcada atualmente por uma forte ênfase comercial. Chocolates fabricados em diversas formas são trocados entre pessoas para alegria da criançada. O coelho é associado como o doador da guloseima esperada nesta época.

Esses e outros costumes culturais, a maioria dos quais importados de outras terras, não seriam nocivos em si mesmos caso seu uso não substituisse o vrdadeiro significado e simbolismo da Páscoa.

Tanto o coelho quanto o chocolate tem sua razão de estarem tão presentes numa celebração da Páscoa. Mas interessa-nos recordar as verdadeiras razões desta festa de cunho religioso.

A Páscoa foi originalmente instituida quando da saída dos hebreus do Egito. Na noite da última praga divina sobre Faraó e seu povo, todos os hebreus deveriam imolar um cordeiro novo, sem defeito nem mácula, esparramar parte do seu sangue sobre os portais de suas casas, assá-lo e comê-lo de pé, acompanhado de ervas amargas. As casas manchadas pelo sangue do puro cordeiro foram poupadas da morte naquela noite, conforme o mandamento divino.

Quando tudo isso aconteceu, a alegria pela preservação da vida foi aumentada pelas riquezas que os hebreus tiraram dos seus vizinhos antes de deixarem a terra. Deus tinha dado vida, alegria e riqueza em um momento de luto, dor e morte.

Séculos depois o significado da Páscoa seria ampliado para todos os povos. O Cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo quando morreu na cruz e o seu sangue foi espalhado sobre o madeiro. A morte, pagamento justo e merecido do pecado de todos os homens, é retirada daqueles que participam deste sacrifício pela fé. "O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado". Não apenas somos livres da morte como temos acesso à nova vida mediante a ressurreição de Jesus. Recebemos das riquezas eternas, bem como da alegria pela companhia de um redentor vivo e presente em nossas vidas.

A Páscoa verdadeira foi protagonizada por um cordeiro. O cordeiro de Deus, Jesus. Ele é o vencedor do pecado, da morte e do inferno, e oferece esta mesma vitória àqueles que unem-se a ele pela fé.

Esse é o brado dos que experimentaram a verdadeira páscoa: "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.