PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de junho de 2004

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS (PARTE II)

ANO LXII - Domingo, 13 de junho de 2004 - No 3059

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS - 2ª parte

"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho".1 Pedro 5:2

Atentando para a frase "nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho", percebemos que existem duas formas básicas de liderança. Ambas são eficazes, embora completamente diferentes uma da outra.

O poder da força: Um líder pode conduzir um grupo através do poder da coerção e da ameaça. Este estilo de liderança apresenta vantagens durante algum tempo.

Os objetivos são bem definidos e as metas são perseguidas fazendo este tipo de líder se concentrar em atingir resultados marcantes. Mesmo que as opiniões pessoais e as diferenças individuais não sejam consideradas, a aceitação do líder vem pela realização dos alvos propostos. Os machucados e o desrespeito sofrido são compensados pelo resultado positivo que justifica a manipulação, muitas vezes exercida sobre o grupo.

A outra maneira básica de condução das pessoas é pelo poder do exemplo.
Está claro que Pedro, quando escreve estas palavras, falava de sua experiência pessoal. Ele havia usado a força para vencer os obstáculos à sua frente, ao sacar a espada e cortar a orelha do inimigo. Afinal, seu projeto de vida estava ameaçado.

O velho apóstolo também tivera a oportunidade de ver a força do exemplo atingir seu coração e quebrar as barreiras. Este modelo de liderança foi capaz de suscitar oposições, é verdade, mas também arrastou atrás de si os mais diferentes tipos de seguidores: De altos oficiais do governo a simples pescadores; de lavradores incultos envolvidos com as lides da terra a intelectuais que formavam a massa pensante da época.

Um exemplo é capaz de projetar as mentes e corações em um objetivo maior fazendo que as diferenças no grupo sejam irrelevantes. Este estilo de liderança foca sua atenção na causa e não somente nos resultados.

Que seja este o poder motivador no ministério pastoral. Que sua liderança não pretenda a uniformização do rebanho, mas uma conformação com algo sublime: o Reino de Deus.

Paulo foi transformado pelo poder do exemplo. Ele podia dizer palavras como estas: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." (Filipenses 4:9)

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.