PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de junho de 2018

PROMOVER ELEIÇÕES

ANO LXXVI - Domingo, 10 de junho de 2018 - Nº 3789

PROMOVER ELEIÇÕES

“E, promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros...” (Atos 14:23)

A Igreja Cristã desde os seus primórdios usou o sistema de eleição daqueles que deveriam ser seus dirigentes ou condutores. Vemos tal fato em Atos dos Apóstolos, capítulo seis, quando se registra a eleição de oficiais para o exercício do diaconato e assistência aos membros da igreja e amparo aos necessitados e viúvas. Tal prática é, portanto, usual na vida da Igreja de Cristo. A manifestação da vontade humana pelo voto, crendo que Deus dirigirá o processo segundo Sua Vontade e para o bem da própria Igreja.

Há grupos cristãos que não usam tal forma de diretriz para estabelecimento de seus líderes ou dirigentes, mas preferem a indicação ou designação. Muitos tecem críticas ao sistema de eleição de oficiais na Igreja, dizendo que isso não passa de ação humana e que as coisas devem ser por “indicação divina” ou por “revelação do Espírito”. Ainda que tais possibilidades sejam aparentemente piedosas e espirituais, como se vai garantir que tais indicações são, de fato, divinas ou do Espírito Santo? Quem as julgará ou chancelará? Parece que serão os próprios homens, a menos que tenhamos alguma “voz divinal” a ser ouvida.

É privilégio da Igreja, na dependência de Deus pela oração, escolher (eleger) aqueles que hão de conduzir o Rebanho do Senhor. A arbitrariedade humana ou imposição ditatorial não são compatíveis com os ensinos e prática da Igreja de Cristo em seu início, conforme visto nas páginas do Novo Testamento pelo testemunho dos apóstolos.

Continuemos a desfrutar deste privilégio (de eleger nossos pastores), “redescoberto” e vivenciado pelo movimento da Reforma Religiosa do século XVI, pelo qual a Igreja (como Corpo) estabelece em sua liderança aqueles que ela julga dignos de assim fazer, e dos quais espera e exige fidelidade e zelo no trabalho em que foram investidos. Que votemos e elejamos, mais uma vez, o pastor a ser o condutor do rebanho reunido na Igreja Presbiteriana de Vila Mariana e do qual deverá “dar contas diante de Deus”. Ore. Consulte a Escritura. Vote e não faça, nem permita que se faça qualquer forma de tentativa de indução ou condução de sua manifestação de vontade. Deus nos abençoe na escolha.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.