PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de maio de 2018

CASAMENTO, “FACEBOOK” E CONSTRUÇÃO FICCIONAL

ANO LXXV - Domingo, 20 de maio de 2018 - Nº 3786

CASAMENTO, “FACEBOOK” E CONSTRUÇÃO FICCIONAL

O mês de maio é, no Brasil, tido como o mês do lar, incluindo o dia das mães; data que, em termos comerciais, é superada apenas pelo Natal. As noivas buscam casar durante esse mês, fazendo com que as agendas de cartórios, salões de festas e templos religiosos fiquem cheias. Estamos vivenciando todo o “glamour” e pompa do casamento do príncipe inglês, gerando a ideia do “casamento dos sonhos”, embora possa vir a transformar-se em horroroso pesadelo.

Neste tempo de redes sociais, informações “on line”, universo virtual e outros instrumentos de mídia social informatizada, há uma forma rápida e célere de comunicação, agregando-se-lhe a força da imagem, ou seja, não se trata apenas de dizer ou falar, mas de mostrar e apresentar. Entramos, portanto, no universo da aparência ou projeção. Na verdade, não há problema na divulgação de imagens, transmissão de fotos e coisas do gênero. A questão é que vemos uma “construção ficcional” em todo esse processo, ou seja, ninguém tem problemas, conflitos, dificuldades ou dissabores no “facebook”. Todos os casais, lares e famílias são só sorrisos e alegria, gerando uma impressão de ausência total de adversidades, divergências, conflitos e dificuldades. Uma imensa e grandiosa construção ficcional.

Casamento, lar, família e relacionamento não se reduzem a fotos produzidas em momentos de felizes manifestações em meio a jardins, praias e belas paisagens. São, ao contrário, fruto de muita tolerância, paciência, resignação e compreensão, entre outras tantas formas de comportamento. O real da vida familiar não é o que se tem em momentos congelados de fotos e imagens captadas e transmitidas em “facebook”, mas o lavar a roupa, fazer a comida, limpar a casa, escutar e atender ao outro, suportar e superar as diferenças, perdoar, compreender, acolher, socorrer, respeitar, tratar com consideração, sendo expressões de amor e dedicação ao outro.

Felizes os que edificam e constroem seu lar e família em bases não ficcionais ou ilusórias, mas em fundamentos sólidos de compromisso, respeito e consideração mútuos na observância dos princípios da Palavra de Deus, demonstrando, por meio dos atos, o amor genuíno, pelo qual é possível superar as dificuldades inexistentes na ficção dos “facebooks” de nossos dias, mas bem presentes em nosso mundo real.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.