PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de fevereiro de 2013

DISCURSO SOBRE ÉTICA


ANO LXX - Domingo 17 de fevereiro de 2013 - Nº 3512

Discurso sobre ÉTICA

Já faz alguns dias que o presidente do senado brasileiro tomou posse. Para surpresa de brasileiros sérios e éticos, foi eleito o senador Renan Calheiros. Seu discurso de posse, adredemente preparado, foi sobre ética. Uma retórica, parece-me, divorciada da realidade daquilo a que se referia, ou seja, a própria ética. Essa nobre excelência renunciou a seu mandato anterior no senado federal, devido a denúncias graves e sérias, evitando sua cassação e podendo vir a ser reeleito. Sua eleição ocorre quando o Procurador Geral da República apresenta denúncias (plural) contra o nobre parlamentar, o que é, no mínimo, algo a ser levado em conta quando se fala em ética. Claro que denúncia não é condenação transitada em julgado, mas não é muito razoável, nessa condição, falar em ética. Mas, o senador não está lá por si mesmo, voltou pelo voto popular. Então a pergunta é: quem é menos ético? Ah, o Pelé, e o nosso povo que não sabe votar... Ah, o presidente De Gaulle e esse país que não é sério...(vejamos o Arruda, o Sarney (650 atos secretos do senado), o Collor a lista se prolongaria).

Pelos ensinos bíblicos não se pode ter uma situação de dicotomia e antagonismo entre falar e viver, entre discurso e conduta. A censura de Jesus aos tartufos e hipócritas fariseus e escribas dava-se devido a isso, ou seja, falar uma coisa e fazer outra diferente do dito. O nobre senador Renan Calheiros, bem como qualquer outro que se diga cristão, tem o compromisso de dizer e andar em verdade.  As pessoas ainda se deixam seduzir pelo falar, esquecendo-se de verificar o viver, o agir. Notemos que a Rosemary já não é tratada mais na mídia, mas seu “padrinho” e condutor ao cargo político que ela ocupava, continua falando de ética, de integridade, de honradez, verdade e impolutez. 

Ficamos abatidos com tudo isso. Mas, o Senhor, por meio de Paulo, nos disse que os “homens irão de mal a pior, enganando-se e sendo enganados” (2 Tm. 3:13), em um modo de viver sem a mínima preocupação com a ética, embora nela muito falando. Sejamos nós levados a imitar um grande administrador público e político retratado nas Escrituras quando disse (e viveu): “os primeiros governadores que foram antes de mim, oprimiram o povo, e lhe tomaram pão e vinho... porém eu assim não fiz por causa do temor de Deus” (Ne.5:15).  O Senhor nos ajude para vivermos a ética do Reino de Deus, honrando Seu Nome e vivendo com temor e tremor e não tendo de que nos envergonhar, longe de uma ética cuja ética é a falta da ética.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.