PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de dezembro de 2009

AI (10)

ANO LXVII - Domingo, 13 de dezembro de 2009 - Nº 3346

"Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros..." (Isaías 6:5)

Dentre os ais existentes no livro do profeta Isaías, este é, provavelmente, o de caráter mais pessoal. Ele se vê e se reconhece como uma pessoa de lábios impuros e descortina qualquer obscuridade, remove toda máscara, ao dizer e assumir: "sou home de lábios impuros". A postura de "abrir o coração" e expor-se aos olhos dos outros traz sempre riscos. Como poderia o profeta ser uma pessoa assim? É chocante.

Todos nós temos os nossos ais na mesma dimensão do profeta Isaías, mas não nos arriscamos a fazê-lo publicamente, por temermos consequências de descrédito e desautorização ante à sociedade que nos cerca. É preciso temor do Senhor e muita contrição para assumir um ai como este de Isaías.

O profeta revela sua condição interior de pessoa pecadora e que fere a Deus com suas palavras e atitudes, assume essa faceta obscura do pecador, que todos nós temos, mas que muitas vezes preferimos ignorar. Nossa liturgia traz sempre esse momento de confissão, a fim de nos fazer lembrar quem somos, sobretudo, diante do Senhor. Não podemos deixar que tal momento em nosso culto se torne formal e mecânico, precisamos recuperar, ante a Face do Senhor, esta visão quanto ao oportuno "ai de mim" Estou perdido!".

Em nossa sociedade essa expressão do profeta já não encontra mais lugar, pois a maioria já não se vê pecadora e de lábios impuros. A falta da visão de Deus como sendo Quem Ele é, embota, à pessoa, a visão quanto a si própria em sua manifestação de vileza e pecado. Nada que nos tire de nosso conforto e bem estar é recebido com satisfação. O desconforte e o desprazer que tal visão traz às pessoas nesse tempo secularizado, vai impedindo, cada vez mais, que se vejam como pecadoras. Cada vez mais, na expressão de John Mac Arthur, é "uma sociedade sem pecado". Não que ele não exista nale, mas que ela mais e mais o desconsidera como realidade.

Assim, que bom e que felicidade podermos dizer como Isaías: "Aí de mim! Estou perdido!", porque somos condizidos pela mão do Senhor e por Ele resgatados e salvos do pecado que nos condena e nos leva à perdição.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.