PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de maio de 2009

À SENHORA ELEITA E AOS SEUS FILHOS

ANO LXVII - Domingo, 24 de maio de 2009 - Nº 3317

"... à senhora eleita e aos seus filhos..." ( I João, 1 )

Ao lermos este texto parece-nos estranho esta designação por parte de João. No entanto, o velho discípulo, já perto de seus 90 anos de idade, escreve esta carta e chama a igreja de "senhora com seus filhos".

Muito se tem discutido sobre esta expressão joanina, quanto ao fato de referir-se à uma senhora literal, ou seja, uma mulher e seus filhos a quem João se dirige. Mas, o entendimento predominante é de que se trata de uma figura para referir-se, de fato, à igreja local e seus membros.

Não é comum que pensemos na igreja sob esta ótica, isto é, uma senhora e seus filhos. Daí ser desafiador a nós analisarmos este texto nesta perspectiva e aplicá-lo a nós como Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Primeiro vemos o adjetivo ou qualificativo dado por João a tal comunidade; eleita. Não é apenas mais uma ou qualquer uma, é a eleita. Este é um motivo de gratidão profunda ao Senhor por ser ela Sua eleita . Isto a torna alvo do cuidado especial de Deus e a coloca sob a ação separadora e seletiva do próprio eleitor (Deus) em relação a outros grupos humanos. Que privilégio tem a igreja em ser assim chamada. Notem que ele não se refere à Igreja (Comunidade e Comunhão dos santos), mas a uma igreja local, goegraficamente e administrativamente estabelecida. Que glória, que privilégio, que responsabilidade.

Na sequência podemos ver o apóstolo acentuar o fato de sua fertilidade, ou não esterilidade, já que fala de seus filhos (eleitos com ela). A senhora é chamada e capacitada por seu Senhor a gerar filhos. Graças a Deus porque a IPVM tem alcançado este propósito, com centenas e centenas de filhos. O conselho examinará 26 pessoas com vistas à profissão de fé e profissão de fé e batismo. São os filhos da "senhora eleita". Neste sentido algumas filhas (hoje já senhoras como a mãe) foram trazidas à luz (Saúde, Butantã, Morumbi, Higienópolis e outras) e outras estão em formação (Ipiranga, Moema , Itapeva), além de outras distantes geograficamente nos sertões do Brasil.

Esta "senhora eleita" (IPVM) tem cumprido seu trabalho e promovido o Reino de Deus e espalhado a boa semente do Evangelho de Jesus Cristo. Agradeçamos a Deus não apenas por sermos eleita, mas também por termos sido fertil até aqui, ao mesmo tempo oremos para que continuemos gerando filhos para a glória do Senhor.

Rv. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.