PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de junho de 2007

A QUE HORAS?

ANO LXV - Domingo, 03 de Junho de 2007 - Nº 3214

A que horas? (Isaías 21: 11-12)

Em nosso dia a dia é muito comum ouvirmos ou fazermos estas perguntas: “ quantas horas” ou “que horas são”? Estamos interessados em saber com exatidão a que tempo estamos naquele dado momento, tendo em vista compromissos ou atividades a serem cumpridos. Não nos contentamos com respostas imprecisas tais quais: “ acho que são quase dez horas” ou “ é mais ou menos uma hora da tarde”. Não, isto não nos interessa. Queremos ter exatidão.

Ao lermos o texto referido no começo deste artigo vemos que tal indagação ali aparece: “a que horas estamos”? É digno de nota que o inquiridor encontra-se mergulhado em algum momento da noite ao indagar do guarda “a que hora”. De fato, irmão (ã), quando enfrentamos a noite, esta, muitas vezes, nos parece excessivamente longa e com muita lentidão em se escoar. Encontramo-nos, por vezes, em situação de aflição em determinada noite que parece infindável e, freqüentemente, perguntamos “a que hora estou desta noite?” Estará ela ainda no início ou já se aproxima do fim com prenúncio da chegada do alvorecer? O indagador é insistente, e pergunta por duas vezes: “a que horas”? A resposta dada pelo guarda soa aos nossos ouvidos de modo insatisfatório, pois não tem precisão e não oferece exatidão. Mas, atente bem (você que está enfrentando um período de noite já longa) na palavra de alento e esperança: “vem a manhã” .

Meus queridos (as) não sei (nem pessoa alguma sabe) a que hora da noite alguém se encontra, mas podemos ter certeza de que vem a manhã. É verdade que poderá demorar um pouco, talvez até muito tempo, mas, certamente virá. Não se desalente, nem imagine que esta noite jamais passará, considerando o fato de que se vai alongando. Ela terminará e a manhã brilhante surgirá. O salmista nos diz que “a tristeza pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmo: 30-5). Certamente a manhã e a alegria vêm.

Porém, ao ouvirmos a resposta dada pelo guarda do texto bíblico, vem-nos uma advertência: “ e também a noite”. O ciclo é inexorável: “manhã, noite, manhã, noite...” . Estejamos preparados pois mesmo quando a manhã sucede à noite e enche de alegria e luz nossa vida, a noite está prestes a vir novamente. Isto não é “mau agouro” ou “palavra de derrota” ou ainda “falta de fé”. É constatação da verdade. A noite na qual você se encontra (não importa a que horas) passará e virá a manhã. Saiba, no entanto, que outra noite poderá suceder sua manhã. Por isso é necessário estarmos com a vida colocada nas mãos do Senhor com confiança e fé, pois haveremos de tê-Lo a nos amparar e confortar seja no brilho radiante da manhã, ou na penumbra da noite. Sua graça, bondade e misericórdia sempre estão conosco. “A que hora estamos da noite”? Não sei. Mas, esteja certo: vem a manhã.

Deus o (a) abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.