PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2007

PORTA FECHADA

ANO LXIV - Domingo, 18 de março de 2007 - Nº 3203

PORTA FECHADA (Gênesis 7:16)

Torna-se difícil imaginar nosso sistema social ligado à engenharia e arquitetura, sem a figura da porta. A porta é o elemento que estabelece a interligação de dois (ou mais) ambientes e propicia a transposição de um para outro. É instrumento de privacidade (banheiros) e segurança (casas, lojas, etc). O uso figurativo da porta no universo lingüístico é muito comum. Usa-se para dizer que “uma porta de emprego está aberta naquela empresa”, ou então “que existe uma porta de esperança aberta quanto ao tratamento”. Porta é também sinônimo de oportunidade presente (aberta) ou passada (fechada) comumente empregada neste sentido no âmbito das Escrituras Sagradas cristãs.

A referência que temos no texto apontado neste artigo é sobre a arca construída por Noé, na qual Deus fez preservar a vida em um contexto de juízo e destruição que se abateu sobre o mundo de então. Durante um longo tempo Noé pregou a todos os seus contemporâneos. Falava-lhes de Deus e Sua graça , mas também de Sua justiça e juízo. Enquanto construia a arca, pregava. A porta estava aberta. As pessoas não se importavam com tal postura, ridicularizavam e zombavam daquele anunciador da justiça que os chamava ao arrependimento e à fé. Como João Batista, Noé clamava no deserto. Mas, a porta estava aberta.

O tempo do relógio de Deus atingiu seu final e esgotou-se. A areia da ampulheta de Deus se escoara totalmente. Começa a chover. Os céus se rompem em um verdadeiro dilúvio. A porta é fechada e trancada por fora. Não há possibilidade de abrir. Desespero, angústia, choro, gritos, lamentos, blasfêmias, súplicas. Nada adianta. Tudo vão. A PORTA ESTAVA FECHADA.

Hoje esta história volta a ocorrer. Deus está exercitando sua paciência e graça. Os pregoeiros da graça e da misericórdia divinas estão trabalhando e chamando as pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo. Muitos há que têm ouvido e entrado por esta porta ainda aberta. Entre você também por esta porta que é Jesus, aberta a todos ainda hoje. Aproveite a oportunidade, pois como nos dias de Noé esta porta também será fechada e as chances desaparecerão. Entre agora e experimente a certeza de segurança de salvação em Cristo Jesus e receba a vida eterna, lembrando-se do que disse Jesus: “então os que estavam preparados entraram com ele para a grande festa ; e FECHOU-SE A PORTA” (Mateus 25:10).

Deus o (a) abençoe.

Rv. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.