PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de julho de 2006

REUNIÃO DO SUPREMO CONCÍLIO DA IPB

ANO LXIV - Domingo, 16 de julho de 2006 - No 3168

REUNIÃO DO SUPREMO CONCÍLIO DA IPB

“Então se reunião os apóstolos e presbíteros, para examinar a questão.”
At 15.6

Começa hoje, na cidade de Aracruz/ES, a XXXVI Reunião Ordinária do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Essa Reunião se estenderá até o próximo sábado, dia 22 de julho, e agregará mais de mil pessoas, entre pastores, presbíteros e líderes da nossa denominação.

O Supremo Concílio da IPB (SC/IPB), hierarquicamente, é o mais elevado Concílio de nossa denominação. Como os irmãos sabem, nossa Igreja se estrutura em concílios. O primeiro destes é o Conselho da Igreja local, composto por seus pastores e presbíteros, eleitos pela Assembléia da Igreja. Cada Igreja local pertence a um Presbitério, que agrega, geralmente, igrejas locais geograficamente próximas. O Presbitério reúne os pastores sob sua jurisdição, bem como um presbítero de cada uma das igrejas locais que o compõe. Acima dos Presbitérios, está o Sínodo, que é a reunião de três ou mais Presbitérios próximos. Do Sínodo participam dois pastores e dois presbíteros de cada um dos Presbitérios que o integram. A IPVM pertence ao Presbitério Sudeste Paulistano, e ao Sínodo de Piratininga.

Acima de todos os outros concílios da IPB está o Supremo Concílio, órgão representativo máximo da Igreja nacional, e que se reúne ordinariamente a cada quatro anos. Para compor o Plenário do Supremo Concílio, cada Presbitério envia para a reunião dois pastores e dois presbíteros. No nosso Presbitério foram eleitos para comparecer a Reunião os seguintes deputados (como são chamados os participantes da Reunião): Rev. Gecy Soares Macedo, da IP Jabaquara, e Rev. Rubens Thomaz de Aquino, nosso pastor titular, como pastores; Presb. Geiel Rosa da Silva, da IP Cidade Dutra, e Presb. Sebastião Siqueira de Souza, da IP Interlagos, como presbíteros.

Não há como exagerar a importância da Reunião do SC/IPB para a Igreja. Ali será eleita a Mesa Diretiva da IPB (Presidente, Vice-Presidente, Secretários e Tesoureiro) para os próximos quatro anos, ou seja, os pastores e presbíteros que estarão à frente de nossa denominação em nível nacional. Além disso, muitos irmãos serão nomeados para ocupar cargos de liderança, como as Secretarias Nacionais da UCP, da UPA, da UMP e da SAF. Além dessas, muitas outras nomeações serão realizadas, para as diversas autarquias da IPB. Por fim, obviamente, cabe destacar que serão tomadas inúmeras decisões que afetarão todas as Igrejas locais do Brasil.

Diante disso, fica clara a importância de todos nós permanecermos em oração ao longo dessa semana, a fim de que Deus oriente todos os trabalhos que serão realizados pelo SC/IPB de 2006. O bom andamento da Reunião é indispensável para que a nossa Igreja experimente tempos de paz e refrigério nos próximos quatro anos, continuando a crescer e a trabalhar para a glória do Reino de Deus. Que ao final da Reunião, haja pleno entendimento e unanimidade no Espírito, tal como ocorreu na primeira reunião conciliar da História da Igreja, em Jerusalém, conforme os registros em Atos 15: “pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo...” (v.25) e “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós” (v.28). Oremos, todos, incessantemente, para que Deus ilumine dessa mesma forma nossa Reunião!

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.