PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 12 de março de 2006

O SISTEMA DE GOVERNO PRESBITERIANO

ANO LXIII - Domingo, 12 de março de 2006 - No 3150

O SISTEMA DE GOVERNO PRESBITERIANO

A Igreja Presbiteriana do Brasil recebe esse nome porque adotou como forma de governo o presbiterianismo. Esse modelo, formulado a partir das Escrituras, é seguido pelas igrejas confessionalmente reformadas. Sua característica principal é a convicção de que Cristo é o chefe e cabeça da Igreja, a fonte de toda a sua autoridade, e que Ele a governa pessoalmente por meio de Seu Santo Espírito. Contudo, como forma de manifestar seu governo, aprouve a Cristo providenciar órgãos representativos, responsáveis pelo culto, doutrina e disciplina, eleitos pelo voto popular. Embora eleitos, a autoridade destes órgãos não deriva do povo, e sim de Cristo, perante o qual são responsáveis. Esses órgãos representativos são chamados de presbíteros. Em nossa Igreja, todas as questões de ensino, doutrina, liturgia e disciplina são decididas pelo Conselho de Presbíteros. É claro que, como é composto por pecadores, os Conselhos podem cometer erros. Contudo, suas decisões devem ser acatadas pela Igreja, como vindas do próprio Cristo. À Igreja cabe a tarefa de orar pelo Conselho e apoiá-lo por meio de críticas construtivas e sugestões.

As Igrejas Presbiterianas, portanto, são governadas por presbíteros eleitos dentre sua membresia. Diferindo do modelo congregacional de governo, o presbiterianismo não é diretamente democrático - uma vez que nem todos os membros participam de todas as decisões. Na verdade, na Igreja Presbiteriana o governo é, em certo sentido, aristocrático, isto é, a Igreja escolhe para dirigi-la aqueles que considera espiritualmente mais capacitados, a saber, os que preenchem os requisitos exigidos pela Escritura para o exercício do cargo de presbítero: "Por esta causa, te deixei em Creta, para que (...), constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo [presbítero] seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem." (Tt 1.5-9). A Congregação deve discernir, em espírito de oração, dentre os candidatos em potencial, àqueles homens que preencham tais requisitos.

Por tudo isso, a eleição de sete presbíteros, que realizaremos no dia 26 de março, é um momento muito importante na vida da Igreja. Oremos para que Deus nos dê sua sabedoria, a fim de discernirmos quem ele separou para o exercício deste ofício.

Rev. Davi

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.