PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 14 de agosto de 2005

PAPAI: "É CORBÃ"!

ANO LXIII - Domingo, 14 de agosto de 2005 - No 3120

Papai: "É Corbã"!

"Jeitosamente rejeitais ... dizeis: é Corbã". (Mc 7.9-11)

O Brasil é conhecido mundialmente como país do "jeitinho". Contudo, o método parece ser antigo, pois Jesus o detectou quando disse aos fariseus: "Jeitosamente rejeitais". A primeira impressão é que Jesus os teria elogiado: "jeitosamente". Ao usar a palavra "kalós" (bela), Ele parece dizer-lhes: "Com técnica, arte e beleza.. vocês sabem usar muito bem o famoso 'jeitinho'"!

Contudo, Jesus os repreende duramente: "Hipócritas... sois transgressores da lei"! Através de um jeitinho, de maneira subreptícia, lançando mão de um truque "técnico", desprezavam o ensino bíblico do quinto mandamento: "Honra a teu pai". O que faziam? Iam ao Templo e subornavam uma autoridade da tesouraria.

O cambalacho era simulado através de um ato que aparentava grande consagração, isto é, o filho "ofertava" todos os seus bens aos cofres do Templo. Doravante, tudo o que possuía era do Senhor! Ressalta-se que através do "jeitinho", ao doarem suas posses à tesouraria, isto era feito "sine die", isto é, para um futuro longínquo, que sempre poderia ser prolongado.

O "filho consagrado", após subornar o tesoureiro, agora podia afirmar: "Tudo que tenho é corbã"! Corbã quer dizer: consagrado ao Senhor. O resultado é que os pais idosos, em miséria, doentes, famintos e necessitados, ao procurarem o apoio dos filhos, recebiam destes a resposta: "Papai, gostaria muito de ajudá-lo, mas não posso; tudo que possuo é Corbã!! Não mais me pertence, foi doado à Jeová."

Os pais, padecendo grande necessidade, e os filhos "jeitosamente", para não os socorrer, arquitetaram: é Corbã!

O ensino bíblico é: Honra a teu pai! Na conceituação de Calvino, há três formas de se expressar honra aos pais: reverenciando, obedecendo e reconhecendo. Filhos adultos são responsáveis pelos pais idosos, devendo oferecer-lhes todo o respeito, amor, carinho e sustento financeiro quando necessário. "Honrar", do vocábulo hebraico "Kabod", significa: dar peso, dar importância, valorizar, venerar, reverenciar, ter apreço e prestigiar.

Honremos nossos queridos papais!

Rev. Rubens

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.