PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de maio de 2005

NOSSA HOMENAGEM À IGREJA-MÃE

ANO LXII - Domingo, 15 de maio de 2005 - No 3107

Nossa Homenagem à Igreja-Mãe

Vila Mariana surgiu na esteira da urbanização da região sul, seguindo-se à implantação da Avenida Paulista no ano de 1891. Era um bairro considerado distante no começo do século.

A 2ª Igreja Presbiteriana de São Paulo, a ainda jovem Igreja Unida, erguera um belo templo na Rua Helvetia, que era uma das ruas próximas do elegante bairro dos Campos Elíseos. (...) a Igreja unida se transformou no principal núcleo da Igreja Presbiteriana do Brasil em São Paulo.

É bem possível imaginar as dificuldades que os crentes experimentavam para chegar, de todos os bairros, à Igreja Unida: (...) não menos do que duas horas de viagem de ida e de volta separavam os moradores de Vila Mariana do templo da igreja-mãe. A jovem igreja tinha, entretanto, o vigor e o sopro do Espírito que a capacitavam á geração de novas congregações e igrejas. Foi assim que surgiu a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana.

Um grupo de moradores do bairro, membros da Igreja Unida, concluíram que já havia um contingente razoável de pessoas para o estabelecimento de uma nova congregação. A direção da igreja-mãe foi sensível e, em meados de 1927, uma convocação se fez para uma reunião preparatória visando à instalação de uma Escola Dominical e de uma Congregação em Vila Mariana. Essa reunião preparatória aconteceu, de fato, no dia 13 de julho de 1927, às 20h, na casa do irmão Isaac de Mesquita, à Rua Machado de Assis, 49 (atual 285).

Decididos estavam aqueles irmãos, tanto que deliberaram, de pronto, que se fundasse a "Congregação Evangélica Presbiteriana da Vila Mariana", este o primeiro nome da nascente igreja. (...) O começo foi humilde: apenas uma pequena garagem iria servir como salão de cultos. Seu local, Rua Vergueiro, 402, depois 378.

Logo começaram os trabalhos: a 18 de agosto de 1927, às 20h10, estavam ali presentes o Rev. Rizzo, o Pb. Dr. Alexandre Orecchia, o Pb. Isaac de Mesquita, o Rev. João Pereira Garcia, o Pb. Eugênio Facchini da IP do Brás, e mais os senhores Aristides Mesquita, Polybio de Mesquita e Uriel Garcia. Esse grupo de irmãos declarou, naquele dia, oficializada a Congregação de Vila Mariana.

Extraido e editado do livro "IPVM: Uma história de amor divino", de autoria dos Pbs. Iberê Arco e Flexa e Eduardo dos Santos.

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.