PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de fevereiro de 2005

A IGREJA E A CULTURA: CONFORMAR OU TRANSFORMAR?

ANO LXII - Domingo, 20 de fevereiro de 2005 - No 3095

A IGREJA E A CULTURA: CONFORMAR OU TRANSFORMAR?

Nos dias em que começou a reinar, Josias, rei de Judá (2Rs 22 a 24), ordenou que seus servos realizassem reparos no velho Templo de Salomão. Durante as reformas, os servos encontraram o Livro da Lei do Senhor, esquecido há séculos em meio aos escombros do Santuário. Na verdade, o esquecimento em que caiu o rolo da Palavra de Deus era reflexo da situação espiritual do povo, pois este havia se "amoldado ao mundo": tornou-se idólatra, terrivelmente injusto e incorporou elementos da cultura e religião de povos pagãos.

E nós, povo de Deus do século 21, temos influenciado nosso meio? Ou será que, da mesma forma, estamos nos "secularizando"? Será que a ênfase exagerada na Teologia da Prosperidade não é um reflexo do profundo materialismo de nosso tempo? A supervalorização de fenômenos sobrenaturais (gargalhada do Espírito, vômito santo, sopro, nova unção) não seria a vertente cristã da onda mística que inundou nossa sociedade ocidental? E a grande preocupação das igrejas em entreter as pessoas, fazer com que elas se sintam bem no culto, não reflete uma sociedade hedonista e viciada no prazer? Será que todas essas práticas foram extraídas da Bíblia, o padrão que Deus outorgou a Igreja, ou são uma simples "versão gospel" daquilo que se vê no mundo ?

Tais fatos são evidência de que a Palavra de Deus não ocupa o centro da vida de grande parte do povo que se diz cristão em nosso país. Tanto o culto público praticado por muitas igrejas quanto o testemunho individual de muitos cristãos não seguem o padrão que nos foi oferecido por Deus. O impacto espiritual e social causado pela Igreja diminui na medida em que estas "incham", como conseqüência de sua secularização. Seria possível reverter tal situação? Há um caminho de volta!

Quando o rolo sagrado foi lido perante o rei, ele se arrependeu de seus pecados. Como conseqüência de sua conversão sincera, passou então a praticar profunda reforma espiritual na vida do Povo de Judá, extirpando toda idolatria e elemento estrangeiro do meio do povo. O Livro foi lido perante o povo, e as pessoas, por sua vez, também se converteram e renovaram a sua aliança com Deus, decidindo firmemente obedecer às palavras do Livro redescoberto.

A Palavra de Deus deve ocupar o primeiro lugar! Quando ocorrer tal retorno à Escritura, haverá arrependimento sincero por parte do povo de Deus, obediência e observância da Lei do Senhor, conversão sincera e reforma espiritual. Toda prática religiosa não condizente àquilo que é ordenado por Deus será extirpada de nosso meio! A Igreja do Senhor, então, será uma força verdadeiramente transformadora de nossa sociedade. Seremos verdadeiramente sal da terra e luz do mundo!

Rev. Davi Miguel Manço

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.