PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de julho de 2004

MENTES CHEIAS E ALMAS VAZIAS

ANO LXII - Domingo, 18 de julho de 2004 - No 3064

Mentes cheias e almas vazias

"A alma do estulto aborreceu toda sorte de comida, e chegou às portas da morte"
(paráfrase do Sl. 107.18)

O professor George Romanes foi um dos cientistas mais famosos do século dezenove. Ficou conhecido também por ser um dos cooperadores de Darwin na tentativa de estabelecer um ponto de vista cientifico acerca da evolução. As "questões cientificas " da época exerceram profunda influência sobre o seu pensamento e sobre a sua vida.

Tempos depois ele escreveu um livro: "Thoughts on Religion" (Pensamentos acerca da religião), produto de seus anos mais maduros, quando declarou o seguinte a respeito da natureza do homem sem Deus: "A natureza do homem sem Deus é completamente lastimosa... Alguns não têm consciência da causa desta desgraça; isto, no entanto, não evita o fato de serem miseráveis. Na maior parte deles, escondem de si mesmos tão bem quanto podem, este fato, ocupando suas mentes com a sociedade, esporte, frivolidade de todos os tipos; ou, se tiverem disposição intelectual, ocupam-se com ciência, artes, literatura, negócios, etc. Isto, porém, é apenas encher o estômago faminto com migalhas. Conheço, através da minha experiência pessoal, as distrações da pesquisa cientifica; da especulação filosófica, e dos prazeres artísticos; mas também sei muito bem que todas estas coisas tomadas juntas, e bem adocicadas conforme o gosto pessoal, somadas à reputação, riquezas e posição social, podem ser em suas conseqüências, uma mistura inteira que não passa de algo enjoativo para quem está passando fome. Não há nenhuma qualidade de coisa definitiva em que se possa achar repouso, enquanto a doença e a morte sempre aguardarem no fundo de seus corações. Entendo, portanto, que é uma verdade inquestionável que a totalidade deste lado negativo do assunto revela haver um vácuo na alma humana que nada pode preencher senão a fé em Deus".

O Professor Romanes, quando escreveu estas palavras, não era um crente em Cristo. Tinha freqüentado a igreja na juventude. Mas suas atividades científicas desviaram a sua mente da fé cristã. Finalmente, após uma vida inteira dedicada ao estudo, voltou-se para esta fé, influenciado, sem dúvida, por uma percepção clara do grande fato de que a vida sem Deus é uma vida sem propósito ou significado. Assim ele ilustrou o aforismo de Bacon: " Um pouco de ciência inclina a mente humana ao ateísmo. A profundidade na ciência, porém, faz com que as pessoas se voltem para a religião".

No Século quarto Agostinho de Hipona, um gênio da Teologia cristã, escreveu: "Óh Deus, Tu nos fizeste para Ti mesmo, e nossos corações não acharão repouso até que repousemos em Ti".

Rev. Jader

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.