PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de outubro de 2002

JOVENS APAIXONADOS POR VELHOS

ANO LX - Domingo, 13 de outubro de 2002 - No 2972

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE – 2002

JOVENS APAIXONADOS POR VELHOS

No mês de setembro fomos brindados com duas datas de grande importância: 22 de setembro, Dia Nacional da Juventude, e 27 de setembro, Dia Internacional do Idoso.

E como necessitamos dos jovens e dos idosos! Os jovens, com seus celulares, laptops, agendas eletrônicas, sempre correndo atrás do sucesso, nos mostram a grandeza, pujança e a magnificência do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Os idosos, com sua sabedoria, prudência e circunspecção, moldadas na forma do tempo, nos mostram que desfrutamos melhor a vida quando deixamos de correr atrás de status e poder.

Graças a Deus, na igreja temos jovens e idosos. Mas lamento ver nossos jovens e nossos idosos tão distantes, olhando-se com desconfiança e (que Deus me perdoe!) até se odiando. Os idosos amaldiçoando o barulho e a irreverência dos jovens. E os jovens explodindo de raiva contra a impertinência dos idosos. Os idosos olham para os jovens e dizem: Eles são uns loucos! E os jovens dizem dos idosos: Eles são uns ultrapassados!

Que pena! Os jovens não estão percebendo que “ falamos mais depressa do que pensamos, pensamos mais depressa do que agimos e agimos mais depressa do que temos caráter para isso” E os idosos estão perdendo a capacidade de perceber que após cada noite surge um novo dia.

À semelhança de Martin Luther King Júnior, eu tenho um sonho. Sonho com o dia em que a igreja dos homens de menos idade será a mesma dos homens de mais idade. Os homens de mais idade entoarão os cânticos dos homens de menos idade. E os homens de menos idade se assentarão aos pés dos homens de mais idade para ouvir-lhes as palavras de exortação, equilíbrio, sabedoria e graça. Os homens de mais idade se encantarão com entusiasmo dos homens de menos idade, e darão graças a Deus. E os homens de menos idade respeitarão a sensibilidade dos homens de mais idade, ouvirão suas histórias, curvarão diante de seus discernimentos, beberão sua sabedoria e darão graças a Deus.

A Igreja é uma só; e ela é igreja de jovens e de idosos. Os jovens dão à igreja a beleza da juventude, o perfume da primavera e o entusiasmo de quem desponta para a vida. Os idosos dão à igreja a paz e a serenidade que só se alcança com o concurso dos anos.

Que Deus conceda aos idosos a graça de verem em cada jovem o neto ou a neta por quem são encantados; e aos jovens a graça de verem em cada idoso o avô ou a avó por quem são apaixonados.

Rev. Adão Carlos do Nascimento
Diretor do Seminário Presbiteriano do Sul - Campinas - SP

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.