PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de junho de 2002

UNIDADE NA DIVERSIDADE

ANO LX - Domingo, 23 de junho de 2002 - No 2956

1942 - ANO DO NOSSO JUBILEU DE DIAMANTE - 2002

UNIDADE NA DIVERSIDADE

De todas as figuras de retórica que tentam expressar ou definir Igreja, para mim a mais nítida e mais significativa é a de que a Igreja é corpo. E é nesta configuração de corpo que a Igreja manifesta a verdadeira unidade na diversidade. Veja o que Paulo diz em I Coríntios 12.12-27.

Li um artigo em que o articulista dizia, com certa propriedade, que muitas igrejas não passam de uma "sacola de membros". E ele explicava: "Vemos ali mãos, braços, pernas, olhos, orelhas, etc., mas tudo desconectado, tudo desarticulado".

Como ser corpo e não um mero amontoado de membros? Só há uma maneira, pela interdependência dos membros sob o estímulo, orientação e comando da cabeça. A interdependência se revela na utilidade de cada membro da Igreja a serviço, não de si mesmo, mas do corpo como um todo. Um corpo saudável não tem membros inúteis. E no "corpo de Cristo" há uma função para cada membro. Em outras palavras, quem está visceralmente ligado à Igreja não tem desculpa para o ócio ou para a falsa modéstia. O membro que se isola, se atrofia e morre.

E a cabeça da Igreja, queridos, a cabeça da Igreja não é Paulo, nem é Apolo; não é o pastor, nem é o conselho de presbíteros; a cabeça da Igreja - de onde vem o estímulo necessário, a orientação correta e o comando supremo é Cristo, e somente Cristo.

Graças a Deus a igreja presbiteriana é, por formação, uma igreja cristocêntrica. Cristocêntrica em sua doutrina, cristocêntrica em seus símbolos de fé, cristocêntrica em sua prática eclesial.

A unidade do "corpo de Cristo" não é, pois, uma questão opcional ou um alvo utópico. É uma necessidade vital e, mais do que isto, é a real intenção do Senhor Jesus para a Sua Igreja. Você, meu irmão, minha irmã, você é importante para o Senhor Jesus e você tem uma função para desempenhar no "corpo de Cristo". Não abra mão do seu privilégio, nem fuja da sua obrigação.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.