PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de maio de 2002

SIM, AINDA HOJE!

ANO LIX - Domingo, 19 de maio de 2002 - No 2951

SIM, AINDA HOJE!

Há quem, sincera ou desdenhosamente, costuma indagar por que o Espírito Santo não age em nossos dias como o fazia nos primórdios da Igreja. Explicações históricas e teológicas podem ser aventadas. Mas, se o Espírito é o mesmo, seu poder e propósito permanecem inalterados!

Mateus, com sua autoridade de apóstolo e evangelista, aponta a incredulidade como a causa de Jesus não ter operado muitos milagres em Nazaré da Galiléia (13.58). Não será essa a razão pela qual não vemos o Espírito Santo atuando de modo mais contundente na Igreja atual?

Ora, cristãos secularizados em sua crença, costumes e valores não crêem e não buscam "os melhores dons". Isto não os atrai. O Espírito é o mesmo. O poder também. Falta, porém, a disponibilidade e a dependência da Igreja do primeiro século.

Nos lábios de Hamlet a questão era ser ou não ser. No coração dos crentes a questão é crer ou não crer. Sim, porque teoricamente cremos, mas na prática descremos. Desejamos, mas tememos. Estamos mais preocupados com as implicações pessoais do "encher-se do Espírito" do que com os resultados da "plenitude do Espírito" na vida da Igreja. Vacilamos entre aceitar (desejamos agradar ao Espírito Santo) ou rejeitar a Sua ação entre nós (temos receio de ofende-lO). Neste conflito, preferimos nos acomodar. A acomodação é mais conveniente. E muitos a justificam dizendo: -"Sou crente, mas não sou fanático"; "não me envolvo, mas também não critico". Alienação não é santidade. Acomodação também não.

E como resultado desse tipo de religiosidade descomprometida de muitos, a missão evangelizadora da Igreja recai sobre os ombros de poucos. Os dons e ministérios do Espírito Santo mostram-se menos atuantes porque são poucos os que se dispõem a recebe-los.

Felizmente ainda há um remanescente fiel que confia e experimenta a promessa contida em II Cr 7.14,15: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar"!

Sim, ainda hoje poderemos sentir a ação generosa e poderosa do Espírito Santo. Para isto clamemos com sinceridade: Espírito amado, retira a nossa incredulidade. Amém.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.