PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de setembro de 2000

CIDADÃOS DA TERRA E DO CÉU

ANO LVIII - Domingo, 17 de setembro de 2000 - No 2864

CIDADÃOS DA TERRA E DO CÉU

Não raro nos deparamos com um tipo de pregação do evangelho que nos prepara para o futuro, mas pouco diz sobre o nosso presente. Quando cremos na verdade redentora, somos libertos de nossos pecados e recebemos como herança a vida eterna. Nosso passado fica para traz e um futuro glorioso está reservado para nós no céu, ao lado de Jesus e todos os que o amam. Para isso somos instados a proclamar esta mesma verdade a fim de que outros também partilhem desta mesma alegria.

Mas, e quanto ao dia a dia? Não há nenhuma orientação da Bíblia sobre nossa postura diante dos problemas do cotidiano: contas para pagar; educação dos filhos; problemas no emprego; falda de dinheiro; as pressões dos amigos; as ofertas de prazer e alegria no mundo; crianças abandonadas; corrupção da moral nos meios de comunicação; podridão nos poderes instituídos; a atração da fama ainda que por meios ilegítimos. Como fica o cristão no meio de tudo isso?

Embora a Bíblia esteja repleta de instruções para o povo de Deus viver num mundo cheio de problemas, nossa ênfase parece que recai no futuro. Enfrentamos tudo isso sabendo que estamos de passagem. O mundo vai mesmo se corromper e seu final será no fogo do juízo divino. Disso não podemos duvidar mediante a clareza dos ensinos bíblicos. Mas a pergunta continua incomodando: A Bíblia não diz nada sobre o "aqui e agora"?

O evangelho nos torna cidadãos dos céus, mas não tira nossa cidadania na terra. Saber votar é apenas uma pequena parte de nossa responsabilidade temporal. Devemos viver uma vida "mansa e tranqüila" (1 Tm 2:1-3) no que diz respeito ao trato com as autoridades, mas por que não assumir uma postura mais engajada de responsabilidade social?

Somos a luz do mundo e o sal da terra, para fazer diferença onde estamos. E diferença em todos os sentidos.

Rev. Márcio

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.