PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de fevereiro de 1998

CARNAVAL E CONTAMINAÇÃO

ANO LV - Domingo, 22 de fevereiro de 1998 - No 2730

CARNAVAL E CONTAMINAÇÃO

A Epístola de Tiago afirma que um dos pontos mais importantes da religião pura e sem mácula diante de Deus, consiste em o crente "guardar-se incontaminado do mundo" (1.27).

O mundo, sociedade organizada e secularizada, em suas idéias, valores, prática e linguagem, está em completa oposição a Deus. Geralmente essa oposição à santidade e autoridade de Deus manifesta-se de modo aberto e debochado. Outras vezes, e aqui está o perigo, de modo dissimulado, maquiado, e até travestido de moral cristã.

"É tudo uma questão de preconceito, de visão curta, de hostilidade cultural, de fanatismo religioso", declaram os que não admitem a pureza como exigência de uma vida cristã autêntica.

"Precisamos nos identificar com o mundo, sem barreiras ou restrições, de modo que possamos implantar aqui o reino de Deus", insinuam aqueles que, a pretexto de uma visão moderna e contextual de liberdade cristã, buscam simplesmente uma autojustificação para formar blocos carnavalescos, cair na farra e aparecer na televisão.

E a confusão se estabelece. Principalmente entre os jovens que, fortemente atraídos pelo brilho das luzes e paetês, pela pouca roupa e muita camisinha, encontram nos gurus da liberação dos costumes o estímulo para o mergulho, às vezes sem volta, no sexo, nas bebidas e nas drogas.

Nestes dias de orgia carnavalesca, é bom pensar até que ponto cada um de nós, que se considera morto para o pecado e vivo para Deus em Cristo Jesus (Rm 6.11-14), está conseguindo "guardar-se incontaminado do mundo" ou está se deixando contaminar pela liberalidade de uns e pela libertinagem de outros.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.