PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de outubro de 1997

RELIGIÃO E VIDA

ANO LV - Domingo, 5 de outubro de 1997 - No 2710

RELIGIÃO E VIDA

"O grande valor dos cultos religiosos é que eles concentram em cerca de uma hora de atividade pública, vocal e congregacional, a devoção de toda a nossa vida. Se isto não acontece, e, ao invés disso, dizemos e cantamos na igreja coisas que nada têm a ver com a vida cotidiana lá fora, em casa e no trabalho, então ir aos cultos é ainda pior do que fazer nada; nossa hipocrisia positivamente provoca náuseas em Deus."

A declaração acima parte do Rev. Dr. John Stott, pastor, escritor e um dos mais conceituados pensadores cristãos do nosso tempo. Assim lida e ouvida, soa bastante forte e aparentemente agressiva. No mínimo, incômoda. Mas se atentarmos para os ensinamentos dos profetas no Antigo Testamento, bem como para os ensinos de Jesus e seus apóstolos, concluiremos que John Stott está interpretando corretamente os conceitos de religião e vida.

O Deus que a Bíblia revela é Deus zeloso. Zeloso a ponto de condenar o tipo de religião que se limita a ajuntamentos solenes, mas vazios de espiritualidade; liturgias festivas, mas destituídas de vida; cerimônias e rituais divorciados da obediência moral e do serviço em amor.

Integramos hoje na família IPVM cerca de 25 irmãos através da pública profissão de fé e dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Motivo de júbilo e de gratidão para todos nós. Mas o que significa essa profissão de fé? Ela reflete, de fato, que assumimos o senhorio de Cristo em nossa vida? O que representa o Batismo para nós? É, de fato, uma expressão exterior de uma graça interior? E o participar do Pão e do Vinho? É, de fato, um aprofundamento de nossa comunhão com Ele e de uns com os outros?

É lá fora, no dia-a-dia de nossas vidas, na rotina das nossas atividades e diante dos desafios da convivência social, que essas expressões de fé se farão verdadeiras ou não, perceptíveis ou não. É lá fora que o significado da comunhão e compromisso aqui proclamados será cristalizado, testado e confirmado. Religião e vida não são termos incompatíveis ou excludentes. Pelo contrário, religião e vida interagem e se completam.

Parafraseando o apóstolo Tiago, ousemos dizer: Mostra-me a tua religião sem vida, que eu te mostrarei religiosidade no meu viver.

Rev. Eudes

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.