domingo, 17 de abril de 2011

MAUS CONSELHOS (17)

ANO LXVIII - Domingo, 17 de abril de 2011 - Nº 3416

Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre” (Lucas, 8:49)

Jairo estava com sua filha de 12 anos muito enferma. Vai até Jesus e pede que este venha à sua casa para curá-la. O Senhor vai com ele, mas interrompe sua caminhada para atender a uma mulher enferma e a cura. Neste tempo, alguém da casa de Jairo chega até ele e lhe diz o que lemos acima.

Há razoabilidade nas palavras ditas a Jairo. É um conselho que traz consigo muita sensatez e propriedade, pois, afinal, a menina morrera e não havia mais o que fazer. Daí, o conselho para que não mais “incomodasse” o Mestre. O conselho é sensato em nossa dimensão hoje, mas não naquele momento em que o Senhor da vida estava encarnado e comunicando vida.

Há conselhos que parecem sensatos, mas que não se harmonizam com a natureza do Deus de quem somos e a quem servimos. O Senhor jamais se sentirá incomodado por nós em nossos momentos de angústia, dor e aflição quando lhe levantamos preces e orações plangentes e súplices. Ao derramarmos nossa alma em choro e lágrimas com o coração aflito e clamarmos por sua misericórdia, jamais se fará indiferente ou se sentirá incomodado. Seu prazer é nos envolver em seus braços, aconchegar-nos em seu seio, acolher-nos em seu colo e nos acalentar.

Resista a conselhos que seguem raciocínio como o dado a Jairo. Não pense nunca que sua oração, seu clamor e sua súplica, constantes e contínuos, serão aborrecedores ao Senhor nosso Deus. Há nEle prazer e satisfação em nos ouvir e atender, amparar e socorrer. Ele inscreve, com carinho, nossas lágrimas em seu livro e as recolhe em sua vasilha (Salmo 56:8), não permitindo que nenhuma delas se perca ou caia no vazio da desatenção ou descaso. Ele se importa conosco, Ele tem cuidado de nós. Jamais o Senhor se sentirá incomodado ou importunado quando nos colocamos diante dEle com coração angustiado e aflito. Vá a Ele, certo de que jamais o estará incomodando.

Rev. Paulo Audebert Delage

Nenhum comentário:

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: PREOCUPAÇÃO - UM HÁBITO QUE PODE SER QUEBRADO. AUTORA: Elizabeth George. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Utilizando a palavra de Deus e experiências pessoais a autora compartilha atitudes e ações que conduzem à libertação das mais profundas ansiedades. Ela também utiliza o aconselhamento passo a passo, que resulta em uma ajuda prática para: mudar o foco, encontrar pontos positivos em uma situação negativa, saber o que fazer quando o desânimo chegar e principalmente conscientizar-se de que Cristo nunca nos abandonará.
  • LIVRO: ESPIRITUALIDADE EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL. AUTOR: Peter Scazzero. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: O autor ensina, por experiência própria, que não se pode ser espiritualmente maduro enquanto se permanece emocionalmente imaturo. Ele fornece formas bíblicas de exame da realidade para prosseguir em uma verdadeira revolução cujo propósito é conhecer, de forma experimental o poder de uma autêntica vida em Cristo.
  • LIVRO: JESUS O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS. AUTOR: John Piper. EDITORA: Cultura Cristã. ASSUNTO: neste livro o autor aborda como a glória de Jesus está em jogo! Em nosso mundo pluralista globalizado, a crença de que Jesus é o único caminho para a salvação é considerada cada vez mais arrogante, em face destas críticas, muitos recuam diante da afirmação da necessidade global de conhecer Jesus e crer Nele.

TWITTER