PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de julho de 2006

O QUE É PROPICIAÇÃO?

ANO LXIV - Domingo, 02 de julho de 2006 - No 3166

O QUE É PROPICIAÇÃO?

Paulo se refere à obra salvadora de Jesus Cristo como uma obra de propiciação (Rm 3.25). João também diz que Cristo fez propiciação pelos nossos pecados (1Jo 2.2 e 4.10). A respeito da encarnação de Cristo, o escritor de Hebreus afirma: "Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hb 2.17). Diante disto precisamos saber o que significa fazer propiciação. Entender o que é propiciação é entender a natureza do que Deus fez por nós em Cristo.

No hebraico do Velho Testamento a palavra propiciação significa "cobrir" (Lv 4.35 - o termo "fazer propiciação" é literalmente "cobrir"). A idéia é de que o pecado ou a pessoa que pecou é coberta diante de Deus. Como diz Habacuque, o Senhor Deus é tão puro de olhos que não pode ver o mal (Hb 1.13) e ficar impassível. Por causa da natureza santa e justa de Deus, o pecado provoca nele uma reação de desprazer, de ira, de indignação e de punição. Por isso a cobertura ou propiciação é provisão de Deus que visa "cobrir o pecado dos seus próprios olhos", desviando, assim, a sua santa ira e seu desprazer.

Desta forma, a propiciação pressupõe a ira e o desprazer de Deus, e o propósito da propiciação é a remoção desta ira. Considerando que todo o esquema sacrificial do Antigo Testamento apontava e prefigurava a obra redentora de Cristo, o significado de propiciação no Antigo Testamento não poderia ser diferente do seu significado no Novo Testamento. No Novo Testamento, assim como no Velho, o conceito significa aplacar, pacificar, acalmar, tornar favorável. Este era o pedido do publicano que orava dizendo: "Ó Deus sê propício a mim, pecador!" (Lc 18.13).

De modo que, fora de Cristo, todos estão condenados. Fora de Cristo estaríamos todos debaixo da condenação da Lei. É também em Cristo e por causa de Cristo que temos propiciação. Fora de Cristo e sem Cristo, Deus continuaria contra nós. Toda esperança que alguém possa ter de ser aceito e recebido por Deus, sem Cristo, é falsa e ilusória.

Rev. Paulo Ribeiro Fontes (Pastor de IP Ebenézer/Santana)

Nenhum comentário:

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.