PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de julho de 1997

DÍZIMO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO? (Parte I)

ANO LV - Domingo, 20 de julho de 1997 - No 2699

DÍZIMO, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO? (Parte I)

A mensagem evangélica nunca foi bem recebida por uma sociedade sem Deus e anti-igreja. Todas as doutrinas e práticas bíblicas, em maior ou menor escala, têm sido alvo de críticas. Mas certamente a mais criticada e ridicularizada é a mordomia do dinheiro, a contribuição dizimal. O ataque dirigido ao ensino do dízimo é tão forte, tão ferino, que até mesmo os crentes se deixam contaminar. Há cristãos que aceitam o dízimo e o praticam; há cristãos que aceitam o dízimo porém não o praticam; há cristãos que rejeitam o ensino bíblico sobre o dízimo; e há cristãos que, além de rejeitar, juntam suas vozes ao coro dos ímpios e ridicularizam o dízimo.

Afinal de contas, o que é o dízimo? Uma bênção ou uma maldição?

Há igrejas que radicalizam nesta questão. Fazem do dízimo uma chave mágica. Segundo elas quem dá o dízimo terá prosperidade material e sucesso profissional. Quem não dá o dízimo perderá o que tem e ficará sempre pobre.

Como explicar a prosperidade daqueles que não são convertidos e não praticam o dízimo? Será que a fortuna de Bill Gates é fruto da sua fidelidade dizimal? E Michael Jackson? Xuxa? Roberto Marinho? Fernando Collor? São por acaso dizimistas? E a fortuna dos mafiosos e dos narcotraficantes? E a dos magnatas japoneses e árabes? Têm alguma coisa a ver com o dízimo?

Por outor lado, que dizer dos milhões de crentes fiéis no Brasil e nos países do terceiro mundo que temem a Deus, são filhos do Rei, praticam o dízimo e nem por isto prosperam materialmente? Crentes que trabalham honestamente a vida inteira, moram em casas alugadas, educam os filhos em escolas públicas, andam de coletivo e nunca entram no clube dos milionários?

Onde fica a correlação positiva entre o dízimo e a prosperidade material? Não há nenhuma correlação, quer bíblica, lógica ou pragmática. Dependência de Deus não é chantagem emocional, preguiça ou qualquer desculpa para esconder a nossa passividade ou interesse mesquinho. O dízimo não compra o favor Divino.

Rev. Eudes

Um comentário:

_ disse...

Dízimos em dinheiro é uma bênção só para aqueles que vivem e recebe do mesmo aproveitando da ignorância do povo: http://evangelismo.blog.br/estudos/o_dizimo_segundo_a_Biblia_Sagrada.html

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.