PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 27 de março de 2016

NÃO ESTÁ AQUI

ANO LXXIII - Domingo, 27 de março de 2016 - Nº 3674

NÃO ESTÁ AQUI

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.” (Mt. 28:6)

Você já passou por esta experiência desagradável de procurar algo em lugar errado? Aquela sensação de frustração e de constrangimento por haver despendido tempo e energia, buscando alguma coisa sobre a qual você é informado de estar em outro lugar? É, sem dúvida, muito desagradável e traz uma sensação de perda de tempo.

Pois bem, o texto apresentado por Mateus nos leva exatamente a tal situação vivida por algumas mulheres piedosas e seguidoras (discípulas) de Jesus. Desejosas de prestar homenagem ao seu mestre morto, vão ao seu túmulo para prantear e lamentar, mas, também, para envolvê-lo em aromas balsâmicos, “preparando” seu corpo, já que não havia sido possível fazê-lo adequadamente devido ao sábado. Agora seria o momento de fazerem o trabalho e dar-lhe o melhor tratamento possível.

Ocorre, no entanto, uma surpresa muito grande uma vez que o corpo do Mestre não estava lá. Elas foram procurar no lugar certo? De certa forma, sim. Lá era o lugar onde havia sido depositado o corpo. Não havia dúvida com relação a isso. Mas, naquele momento seria o lugar certo a se procurar? Não. Elas buscavam o corpo de Jesus no lugar onde ele já não se encontrava mais. A palavra do anjo foi clara “Ele não está aqui”. Frustrante procurar algo que não está naquele lugar. Jesus havia ressuscitado e já não estava mais no túmulo. Rompera as cadeias da morte, derrotara o mais poderoso dos inimigos da humanidade; a sepultura.

Há muitos que, ainda hoje, a exemplo daquelas mulheres, estão procurando com propósito equivocado e em lugar errado a Pessoa de Jesus, o Cristo. Ele não está na expressão social da religião (seja qual for), não está nas formulações complexas e filosóficas da teologia. Você pode encontrá-LO por meio da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, que nos fala e ensina a verdade sobre o Senhor Jesus, afirmando que Ele venceu a morte e ressurgiu para nos dar esta mesma certeza e alegria, a vida eterna com Ele. Conheça a verdade revelada de Deus pelas escrituras sagradas cristãs sobre Jesus, receba-O como seu salvador e redentor único e suficiente, passando a desfrutar da certeza de perdão de seus pecados e paz em seu coração. “Ele (Jesus) não está aqui (no túmulo); ressuscitou”. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 20 de março de 2016

ÁGUA DA PRÓPRIA CISTERNA

ANO LXXIII - Domingo, 20 de março de 2016 - Nº 3673

ÁGUA DA PRÓPRIA CISTERNA
“Bebe água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço” (Pv.5:16)

Ao lermos o texto acima no livro de provérbios, percebemos que seu contexto está ligado à vivência conjugal e a não admissão de qualquer forma de envolvimento com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Fidelidade. Porém, é admissível ter-se em mente a possibilidade da aplicação do princípio ali presente em outros setores da vida e existência relacional.

Vejo que uma das áreas em que tal diretriz é aplicável alcança a esfera da “coisa pública”, sobretudo, o erário. Os valores que foram surrupiados, furtados, afanados e, até mesmo, roubados de empresas públicas; os desvios gigantescos e vultosos operados em relação às sedes dos poderes Legislativo e Executivo em todas as esferas e em grande parte dos municípios, unidades da Federação e na própria União; o saque desmedido e escabroso nas autarquias, nas secretarias das áreas da saúde, educação e saneamento básico (entre outras), tudo isso nos leva a gritar e bradar de indignação contra esses “ratos e ladrões engravatados e parasitas do poder”. A pergunta é: por quê? Ganância, volúpia, ambição, sede de poder, descaramento, falta de vergonha na cara.

É lamentável e revoltante vermos estes “chupins” a sugarem água de fonte alheia, a beber a largos sorvos das correntes de poços que não são deles, e posarem de “boa gente”, a dizer que estão prestando “relevante serviço ao povo”, ou que as coisas não são assim. Mentira. São roubadores da água de cisterna que não lhes pertence. São, quando muito, administradores delas, mas não seus donos. Com desfaçatez buscam abrigar-se atrás de seus cargos e funções, almejando blindar-se e proteger-se em “foro privilegiado”, ou no arranjo para conter ou dificultar as investigações acerca de suas ações lesivas e danosas às “cisternas que não lhes pertencem”, destituindo pessoas, remanejando indivíduos, propondo conchavos e oferecendo ainda mais propinas, mentindo, mentindo e mentindo.

Já não se aguenta mais este estado de coisas e assistir a isso dia após dia em nosso país, ao qual amamos e temos dado nosso suor para vê-lo melhorar e prosperar. Orar a Deus e clamar aos céus por misericórdia, mas igualmente levantar a voz contra esta corja de políticos, agentes públicos e empresários que mancham nossa terra e envergonham o dizer: somos brasileiros!

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 13 de março de 2016

DECISIVO E TENSO

ANO LXXIII - Domingo, 13 de março de 2016 - Nº 3672

DECISIVO E TENSO

Estamos em um momento que se apresenta como decisivo e, por isso, tenso em nosso país. As condições políticas estão abaladas e estremecidas com várias figuras eminentes citadas em investigações de cunho federal, pessoas de notória representatividade e em cargos de elevado “status” econômico, social e político estão sendo alcançadas (alguns já condenados em instâncias primeiras da Justiça). O povo se vê envolvido no processo e busca se posicionar de uma forma ou de outra, a favor ou contra tal e qual pessoa, em uma expressão de militância e manifestação de sua inclinação e ou opção político-partidária.

Pois bem, neste domingo se esperam manifestações por todo o país, envolvendo aspectos ligados à insatisfação com o atual governo brasileiro, com a situação política de corrupção e roubo institucionalizado entre outras coisas. Devemos expressar nossas convicções e posições, mas com ordem e respeito ao direito de expressão do outro. Não podemos nos deixar mergulhar em um ambiente de confronto e provocação gerador de violência e intolerância. Devemos manifestar nossos sentimentos, mas sem gerarmos um clima de batalha ou guerra ideológica trazida para o campo da agressão física ou dos tumultos e agitação de rua. Portanto, como pastor, oriento a que participe de tais manifestações (se suas convicções assim o movem), porém faça-o com sobriedade, calma e serenidade, não sendo fonte ou fomentador de qualquer tipo de agressão pessoal verbal ou física. O cristão pode e deve orar pelas autoridades constituídas, mas, igualmente, pode e deve confrontá-las quando essas autoridades deixam de cumprir a função (papel) que de Deus têm recebido. Se entender adequado e próprio, saia às ruas, proteste, reivindique, critique e até esbraveje, mas faça lembrando-se de seu compromisso de ética cristã. Faça-o de forma ordeira e pacífica, resistindo ao mal, mas sem lançar mão desse mesmo mal, sem deixar de lado o bem. Neste momento decisivo e tenso participemos com coerência cristã sóbria e ética.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 6 de março de 2016

ZOMBARIA E DEBOCHE

ANO LXXIII - Domingo, 06 de março de 2016 - Nº 3671

ZOMBARIA E DEBOCHE

Os soberbos zombam continuamente de mim” (Salmo 119:51)

Evidente que o salmista não vivia no Brasil de 2016 quando registrou o que lemos acima. Mas parece ter ele o mesmo sentimento que existe em nós brasileiros com o mínimo de senso de decência, dignidade, integridade, honradez e honestidade. Ao olharmos fotos, ou acompanharmos reportagens com tomadas do casal de publicitários detidos e presos pela Polícia Federal na Operação “Lava Jato”, o sentimento que temos é este: estão zombando de nós. O sorriso de deboche e escárnio, o jogo de cena com as mãos para trás (simulando estarem algemados) enquanto são conduzidos é algo de fazer as entranhas se revolverem. A pergunta é esta: Até quando? A impressão que se tem é de certeza de impunidade, ou seja, de não condenação, ou pior, de não ter cometido delito ou crime passível de punição e prisão. Só prisão? É pouco. Precisa haver apreensão de bens e restituição integral de valores adquiridos de modo impróprio e indevido. “Digno é o trabalhador de seu salário”; então, se trabalham bem, se são bons profissionais e vendem uma imagem de políticos que não corresponde à verdade, mas que muitos compram como fazem com outros tantos produtos, merecem receber pelo trabalho feito. Mas, como qualquer outro brasileiro, dentro da legalidade. A zombaria e o deboche estão presentes.

Parece que tal atitude faz parte da vida dos que têm se beneficiado de posição ou cargos que detiveram anterior ou atualmente. Todo cidadão tem o direito de defender-se e de contrapor-se à alegação que contra ele se levanta (contraditório). Mas esquivar-se de comparecer para prestar esclarecimento, contratar uma horda de advogados para articular alguma forma de evadir-se à responsabilidade de comparecer ante as autoridades para prestar esclarecimentos ou depor, e alegar “perseguição” ou “motivação política” de tais agentes, e até conseguir a substituição deles, alegando que estão “incomodando” ou deixando que investigações cheguem muito perto “de mim” é zombar e escarnecer. Compareça, esclareça, desanuvie, desobscureça, deslinde, afaste as suspeitas e as sombras, mas, por favor, pare de zombar, debochar e escarnecer. Creio que há uma “justiça maior” à qual terão de dar contas, mas desejo que a daqui da terra seja, também, satisfeita. Chega de zombaria e deboche. Deus nos ajude e tenha misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.