PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de abril de 2015

AMPARO

ANO LXXII- Domingo 26 de abril de 2015 - Nº 3626

AMPARO

“Levantou-se grande perseguição contra a Igreja...” (Atos 8:1)

Estamos ouvindo e vendo cada vez mais as perseguições contra cristãos nas regiões de predominância islâmica (ainda que evangélicos sejam perseguidos no México e América Latina por outros chamados cristãos). Notícias de imigrantes ilegais muçulmanos que lançam cristãos ao mar a fim de se afogarem, comandos militares (ou paramilitares) islâmicos que assassinam cruelmente pessoas pelo fato de serem cristãos, centenas de mortos na África por partidários islâmicos em nome de Alá e do Corão. É triste.

Vemos agora o drama de famílias cristãs sírias atingidas pela guerra civil sangrenta em seu país. Milhares desabrigados, desalojados, feridos e cujos bens e familiares foram destruídos. Os cristãos são alvo preferencial em tais circunstâncias, ou seja, têm contra si o agravante de serem cristãos e, devido a tal fato, são mais vitimados ainda.

Nós, cristãos livres, não podemos ficar acomodados. Graças a Deus há quem se movimente e se mobilize em favor destes irmãos perseguidos. A Missão Portas Abertas tem feito um trabalho muito grande. No Brasil temos a MAIS (Missão de Ajuda à Igreja Sofredora) com sede em Vitória- ES. Esta missão tem procurado receber e adotar refugiados da Síria que vêm para o Brasil. Busca igrejas parceiras para tal projeto. A Igreja Evangélica Árabe de São Paulo recebeu 15 desses refugiados. Fui informado que a Quarta Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora “adotou” uma família com quatro pessoas, com o propósito de ajudar com alimentação, moradia e encaminhamento para encontrar trabalho e sustento, além de parentes (patrícios) para maior envolvimento. Não conheço o projeto em sua plenitude. Quanto tempo se fica com tais pessoas, quais as demandas e custos, implicações e responsabilidades, etc. Mas, parabenizo a iniciativa e o exemplo de tais igrejas (entre outras) que amparam e recebem esses irmãos em situação de tanta aflição. Assim, graças a Deus por tais igrejas, e que possamos nós, e outras, entrar nessa empreitada para ajuda, socorro e amparo a nossos irmãos, pois são eles membros do mesmo Corpo que eu e você, ou seja, a Igreja de Cristo, Noiva do Cordeiro. Ore e contribua.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 19 de abril de 2015

COROA DE HONRA E CAMINHO DE JUSTIÇA

ANO LXXII - Domingo 19 de abril de 2015 - Nº 3625

COROA DE HONRA E CAMINHO DE JUSTIÇA

“Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça” (Pv. 16:31)

O livro de Provérbios é muito prático e traz uma profunda inspiração pelos ditos simples, mas muitíssimo significativos para nossa vida. Os assuntos são muito variados, mas sempre com um tom bem prático e vivencial. O tema das cãs (cabelos brancos) está presente em vários versículos desse livro e apresentam muita inspiração aos que já estão com a cabeça a branquear. Óbvio que o dito aqui não é apenas para os que já estão encanecidos, mas para os que virão a ficar no dia de amanhã.

No verso transcrito fica claro que os cabelos brancos, em si mesmos, não representam algo de especial com relação à sabedoria, conduta, ética ou honra. As cãs sozinhas não são mais que coloração própria do cabelo de quem já está caminhando para a velhice ou já chegou nela. O que torna as cãs honrosas é o fato de estarem (se acharem) no caminho da justiça. Em outras palavras: há muitos velhos (cabelos brancos) maus, levianos, ímpios, corruptos. Estamos vendo isso em nosso país com um grande número de envolvidos nos escândalos de corrupção em vários setores. Juízes, advogados, médicos, empresários, policiais civis e militares, políticos, sendo muitos deles já com os cabelos embranquecidos. São as cãs, mas sem coroa de honra, porquanto estão elas ligadas à injustiça, promovendo a vergonha aos seus portadores. Somente cabelos brancos não são garantia de honra, é preciso e necessário que sejam eles conduzidos em justiça, verdade e integridade de vida.

Que nossos cabelos ainda negros, loiros ou ruivos aprendam a se conduzir nos caminhos da retidão cristã, para quando se tornarem alvos continuarem andando no caminho da justiça, a fim de nos serem coroa de honra, para a glória do Senhor nosso Deus e de Seu Filho Jesus, nosso Senhor; e não de vergonha para nós, nossos familiares e nosso Pai Celeste.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 12 de abril de 2015

EXPECTATIVAS DO DIACONATO

ANO LXXII - Domingo, 12 de abril de 2015 - Nº 3624

EXPECTATIVAS DO DIACONATO

Expectativas são complicadas. Elas podem surpreender, ou, como na maioria das vezes, decepcionar, e isso acontece por vários motivos. Primeiro, porque aquele que a cria pode tê-la elevado a um nível que jamais será alcançado, trazendo assim a decepção. Segundo, porque aquele que a expecta também possui uma visão particular da realidade, podendo em determinado momento estar muito equivocado sobre sua esperança. Por isso, as expectativas sobre o diaconato precisam ser expostas por aquele que conhece as limitações humanas e pode com realidade defini-las.

Hoje, elegeremos em nossa igreja sete diáconos; homens que foram indicados pela própria comunidade para concorrer, homens pecadores, com limitações, justificados por Cristo, para servir à Igreja nesta igreja. Muitas são as expectativas sobre eles, mas quantas de fato devem ser nutridas e expectadas?

Segundo o Apóstolo Paulo, as expectativas sobre os diáconos são as seguintes: “quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato... O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” (1 Tm 3.9-10,12-13)

Esse é o parâmetro de avaliação e as expectativas que devem ser analisados. Portanto, não cabe propaganda política, não cabe fofoca, não cabem falsas expectativas baseadas em interesses pessoais. Cabe a oração e a avaliação, segundo o que está registrado nas Escrituras. Assim clamamos para que Deus ilumine a cada um de nós, para elegermos homens que estejam alinhados com essas qualificações para servirem à nossa comunidade, para honra e glória a Deus.

Fazendo isso, o texto garante a eles, os diáconos, uma bela promessa “Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.” (1 Tm 3.13)

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 5 de abril de 2015

RESSURREIÇÃO

ANO LXXII - Domingo, 05 de abril de 2015 - Nº 3623

RESSURREIÇÃO
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a vossa fé” (I Coríntios 15:14)

Estamos no tempo do calendário litúrgico da Paixão de Cristo, comumente chamado de Páscoa. É tempo de relembrarmos o evento de maior relevância no cristianismo, o qual ocupa a atenção nas páginas do Novo Testamento como fato central de nossa fé, ou seja, a ressurreição física e gloriosa de nosso senhor Jesus Cristo.

Não se trata apenas de “voltar à vida” como no caso de Lázaro, do filho da viúva da cidade de Naim, ou da filha de Jairo. Esses, embora tenham sido ressuscitados, apenas voltaram à vida e morreram posteriormente. Nós celebramos o fato de que não somente voltaremos a viver, mas seremos revestidos de toda a glória e majestade, participando com Cristo de todo o esplendor e vitória, sendo coerdeiros de todas as coisas e reinando com Ele e por meio DEle.

Alguns se equivocam pensando que apenas os justos ressuscitarão. Não. Essa é uma realidade que alcançará a todos (justos e injustos), porém os justos terão vida eterna, enquanto os ímpios experimentarão sofrimento eterno. A ressurreição, ao contrário do que muitos pensam, é física e não espiritual, no sentido de meu espírito voltar à vida. O espírito é imperecível ou imortal, portanto a ressurreição diz respeito ao meu corpo, o qual será revestido de incorruptibilidade e imortalidade não experimentando nunca mais a morte.

Aspecto importante é notar que tal ensino é fundamental ao cristianismo. Isso o torna distinto, por exemplo, de toda e qualquer religião ou filosofia que sustente a reencarnação. Os que são partidários do reencarnacionismo não podem ser (na esfera teológica e lógica) chamados cristãos, pois terão que rejeitar a verdade da ressurreição física como ensinada na Bíblia. Assim, relembremos que esse tempo é tempo de ressurreição. Digamos como diziam os cristãos primitivos: Aleluia: Jesus ressuscitou.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.