PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 29 de março de 2015

PRUDÊNCIA NOS DIAS MAUS

ANO LXXII - Domingo 29 de março de 2015 - Nº 3622

PRUDÊNCIA NOS DIAS MAUS
Vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo porque os dias são maus” (Efésios, 5: 15 e 16).

O apóstolo Paulo escreve essa epístola à Igreja em Éfeso (e também a nós ainda hoje), por volta do ano 60-62 da Era Cristã. Sua palavra de alerta e advertência aos cristãos efésios ressoa até hoje com força e impacto. É como se o que dissesse tivesse aplicação perene em qualquer tempo da história humana, pois reflete a condição da sociedade na qual estamos vivendo. Nos dias do apóstolo ele entendia já serem maus “tais dias”, deixando ver o fato da corrosão dos costumes naquele tempo e contexto. Havia necessidade de entender como se deveria “andar” com prudência, sendo sábios, evitando assumir atitudes néscias ou indevidas (tolas).

Nosso momento no “mundo ocidental” não está diferente do tempo de Paulo. Os dias continuam sendo maus, e parece que cada vez pior. A vileza e a maldade vão se tornando banais e há uma pressão imensa (via mídia e legislação permissiva) para que entendamos ser tudo isso normal e fazer parte da “evolução social dos costumes”. A democracia vai se tornando o governo da minoria que, sob o pálio protetor da garantia dos direitos individuais, vai impondo à maioria normas e costumes ofensivos e contrários ao senso majoritário. Claro que é uma minoria “barulhenta”, capitaneada pela “elite intelectual” avessa às propostas cristãs dos costumes e padrões de comportamento norteados pelo ensino bíblico e tradição judaico-cristã.

Andarmos prudentemente significa não cedermos a tais propostas e tentativas de estabelecimento de padrões (como vemos) de corrupção, maldade, distorção da sexualidade, incentivo ao desfazimento das estruturas familiares conforme os modelos tradicionais cristãos. De fato, “os dias são maus”, muito maus e cada vez “mais maus”. A sabedoria e a prudência devem ser constantes em nosso viver, resistindo em todos os momentos e por todas as formas legítimas tais propostas e diretrizes, deixando claro nosso testemunho e padrão cristãos como contrários a todas essas formas vis de conduta e viver social. Resistamos, seja à sociedade ou ao Estado, quando exigirem fazermos o que Deus rejeita ou rejeitarmos o que Deus determina. O custo não será barato nem as consequências pequenas, mas grande a recompensa do Senhor.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 22 de março de 2015

MESA NO DESERTO?

ANO LXXII - Domingo 22 de março de 2015 - Nº 3621

MESA NO DESERTO?

Pode, acaso Deus preparar-nos mesa no deserto?” (Salmo 78:19)

A pergunta feita e atribuída ao salmista Asafe, faz relembrar a caminhada do povo de Israel pelo deserto, em demanda à “Terra Prometida”. Deveria ser uma travessia relativamente tranquila pelo deserto, não implicando em mais do que dois meses (devido às crianças, gado e utensílios que levavam) até chegarem às portas da sonhada terra.

Ocorre que houve murmurações sérias e pesadas contra a liderança e, sobretudo, contra o Senhor, além da descrença de que Deus poderia introduzi-los em Canaã, tendo em vista os grandes exércitos que defendiam aquelas nações ali instaladas. O juízo do Senhor foi pesado e o povo permaneceu por 40 anos caminhando pelo deserto como punição por sua incredulidade e rebeldia.

Esse é o contexto da passagem transcrita acima. A situação era, de fato, crítica e preocupante. Poderia o Senhor preparar mesa (alimentar e dessedentar) naquele deserto causticante e abrasador no qual estavam andando? Pode-se perceber que não é apenas uma pergunta, mas tem um tom de acinte e descrença. Soa como uma afirmação desafiadora indicando a incapacidade de Deus em prover as necessidades e sustento de sua gente. O ambiente justificaria a colocação se não tivessem visto as maravilhas operadas pelo Senhor no resgate desse mesmo povo das mãos de Faraó e da escravidão do Egito.

Muitas vezes incorremos na mesma situação do povo de Israel. Vemo-nos em situação extrema com riscos e inseguranças e perguntamos: “Pode Deus preparar mesa para mim nesse meu deserto?” A resposta antiga ainda é a mesma: PODE E PREPARA. Ele suprirá cada uma das necessidades enfrentadas por você. Haverá manifestação de seu sustento e nutrição. Trará alívio e descanso para você. Não duvide (mesmo que as circunstâncias sejam pesadas); Ele preparará mesa em seu deserto, como diz Davi “O Senhor prepara uma mesa para mim na presença dos meus adversários”. Louvado seja o Senhor pela mesa por Ele preparada em meio a nossos desertos. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 15 de março de 2015

MULHER SÁBIA

ANO LXXII - Domingo 15, de março de 2015 - Nº 3620

MULHER SÁBIA

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba” (Pb.14:1)

Dia 08 de março foi separado para celebração do Dia Internacional da Mulher. Damos a todas essas valoras representantes do sexo feminino nossos parabéns e reconhecemos seu valor, importância e relevância dentro da estrutura social na qual vivemos. Sem dúvida alguma, muitas conquistas importantes foram alcançadas nestes últimos cem anos em relação à figura da mulher: Voto feminino, participação no mercado de trabalho, ocupação de funções exclusivas ao sexo masculino, independência financeira, deixando a exclusividade do cuidado do lar e dos filhos.

Porém, temos visto que alguns aspectos têm trazido certa opacidade a esse suposto brilho e fulgor dos dias atuais, quanto à posição galgada pelas mulheres. Sobretudo vemos isso em relação ao lar. Pode-se perceber que as mulheres enxergam tal fato. Sabem que, embora assumam funções de mando e gerência fora de casa, a responsabilidade da administração doméstica e do cuidado com os filhos ainda repousam sobre seus ombros, gerando-lhes uma carga extra de responsabilidade, conduzindo-as, muitas vezes, a um estado de estresse e sentimento de culpa por não conseguirem realizar plenamente um ou outro sem prejuízo de sua qualidade de vida e saúde. A delegação a terceiros (terceiras) com relação à educação dos filhos (creche, escola e outros), a imposição de redução das horas de convivência com eles pela jornada fora do lar, o sentimento de necessidade de compensação de tal ausência, somados a outros fatores vem ocasionando danos à estruturação da vida familiar e, sobretudo, das crianças.

Nesses nossos dias agitados é mais requerido que a mulher seja sábia, a fim de ser agente de edificação de sua casa (lar), instrumento usado por Deus para abençoar os filhos e o esposo, evitando que seu lar seja derrubado por outros, ou, o que é pior, por suas próprias mãos devido à insensatez.

Congratulações mulheres cristãs (mães ou não). Sejam sábias e abençoadoras, promovendo sempre o Reino de Deus e vivendo para a glória de DEle, edificando seu lar na dependência de Jesus, Senhor nosso.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 8 de março de 2015

LANÇADOS NO INFERNO

ANO LXXII - Domingo, 08 de março de 2015 - Nº 3619

LANÇADOS NO INFERNO

“Os perversos serão lançados no inferno, e as nações que se esquecem de Deus” (Sl. 9:17)

O texto transcrito do salmo 9 é muito contundente e pode gerar desconforto e mesmo certa indignação em muita gente, pois dá a entender e a apontar um “deus vingativo” e mau, com sádico prazer em condenar as pessoas.

Ao olhar esse texto, outra impressão equivocada vem à mente de muitos no que se refere a “perversos”. Imaginam o salmista a tratar daqueles indivíduos com conduta totalmente depravada e má, de comportamento criminoso ou que afronta diretamente os padrões bíblicos e cristãos de vida. Não é apenas isso. Ele fala de todos os que (mesmo de índole boa) não têm em Deus sua confiança, não se entregam a Ele para sua salvação e rejeitam Sua proposta de salvação e redenção. A perversidade é vista não apenas como depravação da conduta, mas como rejeição da proposta da graça redentora de Deus.

A figura apontada do “inferno” é, para muitos, vista como sendo totalmente fora de realidade ou sentido, fazendo parte do imaginário de um mundo “acientífico” e sem base alguma de sustentação, não passando de um antigo e surrado modo de coação e implantação de medo nas almas menos esclarecidas. Para esses a figura do inferno bíblico é totalmente destituída de sentido e valor real.

Não importam as concepções variadas sobre o texto, como as expressas (entre outras) nos parágrafos anteriores. Isso não muda em nada o fato de que quem rejeita a boa nova de salvação e graça de Deus em Cristo, é considerado perverso (mau) e sua culpa lhe gerará a condenação eterna. Imaginar que essa ideia sobre Deus punitivo não é aplicável mais, pois Ele se tornou bondoso e gracioso em Cristo, não muda em nada o fato de que Ele agirá desta forma, “pois de Deus não se zomba e com Deus não se brinca” (Gl.6:7). Negar a afirmativa sobre o inferno e o destino dos que nele são lançados, não altera em nada o fato de serem ali lançados os que se colocam contra Deus e rejeitam Sua graça em Cristo para o perdão de seus pecados; pois se Jesus é quem disse ser (e Ele é), então o inferno é um fato: “e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mt.5:29)e “apartai-vos malditos, para o fogo eterno preparado para Satanás e seus anjos” (Mt.25:41). Portanto, o tempo ainda é da graça e o Senhor apela e insiste: “Deixe o perverso o seu caminho, converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7). Entregue-se a Ele e tenha perdão e a vida eterna.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 1 de março de 2015

ESTADO ISLÂMICO

ANO LXXII - Domingo, 01 de março de 2015 - Nº 3618

ESTADO ISLÂMICO

A notícia mais recente envolvendo o “Estado Islâmico” (tentativa de implantar um califado muçulmano na região da Síria e Iraque) é o do sequestro de cerca de 200 cristãos em região da Síria. A possibilidade de serem esses cristãos degolados é muito grande, a exemplo do que ocorreu com os cristãos coptas capturados e assassinados recentemente na mesma região.

Há países de predominância islâmica que se levantam contra o dito “Estado Islâmico” por sua postura e atitudes tão extremas. No entanto, precisamos analisar que esses estados árabes de predominância muçulmana e tão “liberais”, não são menos restritivos e extremistas em relação à religião que o próprio “Estado Islâmico” e seu califado. Na Arábia Saudita é proibida qualquer construção referente a templo cristão, tenha ele a forma estrutural que tiver. Não é permitido realizar manifestação pública de celebração de culto a não ser de caráter muçulmano, é vedado, mesmo dentro de sua casa, cultuar de forma cristã caso haja algum muçulmano presente. O Irã tem medidas semelhantes. Países na África (Sudão e outros) têm leis acentuadamente restritivas em relação ao que chamamos liberdade de expressão e de culto, celebradas e decantadas pela ONU e os Direitos Humanos, mas desrespeitadas flagrantemente.

São milhares e milhares de irmãos nossos perseguidos, aprisionados e mortos em tais países (e em outros de ideologia contrária à liberdade de culto e ao direito de expressão e pensamento, incluindo Cuba), sofrendo por causa de sua fé e amor a Cristo. São bem-aventurados (como diz a Bíblia), mas sentem as agruras e as angústias em seus corpos e na vida de seus familiares. Nós “cristãos livres” não podemos nos acomodar a tal situação. Precisamos orar e nos mobilizar para auxiliar tais irmãos e manifestar nosso descontentamento onde e quando pudermos, expressando nosso repúdio por tais atitudes. A missão “Portas Abertas” tem realizado, há muitos anos, um ministério de ajuda a tais cristãos e suporte em oração. Tenhamos em atenção e vivência a exortação bíblica em relação a tais irmãos: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados” (Hb. 13:3). A referência (no contexto) é aos presos por causa de sua fé cristã. Cumpramos o que nos é determinado na Palavra, com oração e socorro a esses irmãos nossos.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.