PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de novembro de 2014

REALIZAÇÕES

ANO LXXII - Domingo 30 de novembro de 2014 - Nº 3605

REALIZAÇÕES

“Era Josué, porém, já idoso [...] e disse-lhe o Senhor: [...] ainda muitíssima terra ficou para se possuir.” (Josué 13:1)

Em meu exercício devocional pessoal, ao ler o texto acima transcrito, pus-me a pensar sobre alguns pontos: idade (já velho), comunhão divina (disse-lhe o Senhor), realizações (muita terra conquistada) e, por fim, muitos projetos não concluídos (muita terra ficou para se possuir).

Aqueles que têm o privilégio de envelhecer e ou chegar à idade madura ou avançada podem compreender muito bem o sentido desse texto, no qual Josué expressa e faz refletir sua experiência. Desse modo vemos que envelhecer é um fato para o qual devemos nos preparar e só não acontecerá se morrermos antes. Normalmente as pessoas preferem envelhecer a morrer. É preciso que os jovens entendam que ficarão idosos, e o que parece distante e longínquo no dia de hoje, chegará a você muitíssimo breve. Outro aspecto para o qual devemos atentar é a manutenção da relação com o Senhor, ou seja, fazermos com que a comunhão com Deus seja permanente e frutífera, ouvindo a “voz” do Senhor, escutando-O por meio de sua Palavra, seja na juventude ou na velhice. Outro elemento em destaque é a percepção do privilégio que tivemos de alcançar muitas metas e colher muitas realizações. “Não fiz quase nada” pode ser a declaração envolta em certa frustração por parte daquele que está idoso. Mas, veja bem, você estruturou muita coisa, alcançou muitos objetivos, produziu muito. Muitas conquistas, “muita terra” foi, de fato, conquistada. Graças a Deus. Por fim, destaco um aspecto que julgo de suma importância: sempre haverá muita terra que ficou para ser conquistada. Temos a impressão, ao olharmos certas pessoas, que elas agem, trabalham e vivem como se ao findar a existência terrena terão feito tudo e não haverá mais nada a ser realizado. Ficarão frustradas ao término da vida, pois ao olharem o quanto conquistaram, perceberão que muita terra ficou para se possuir. É impossível a qualquer um de nós conquistarmos tudo. Jesus nos ensina algo nesse sentido ao dizer: “que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” (Mt.16:26). Mesmo que conseguisse conquistar tudo, teria perdido (deixado de conquistar) algo tão precioso, sua alma.

Você já conquistou muita coisa, ainda conquistará outras. Mantenha sua comunhão firme e íntima com o Senhor e tenha consciência de que, por mais conquistas já obtidas e a serem obtidas, sempre ficará “ainda muitíssima terra para se possuir”.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 23 de novembro de 2014

DEUS SEJA LOUVADO

ANO LXXII - Domingo 23 de novembro de 2014 - Nº 3604

DEUS SEJA LOUVADO

Eu poderia falar neste artigo sobre os vários assuntos que estão liderando as notícias dos grandes portais e telejornais; escândalos, assassinatos, operações da Polícia Federal, empreiteiras e até mesmo futebol. Gosto de falar desses assuntos e poderia também correlacionar as passagens bíblicas com esses acontecimentos, mostrando a vileza e decadência do ser humano que, distante do seu criador vive aprisionado em seus desejos e fantasias, mas não quero discorrer sobre isso.

Quero falar sobre a expressão, quase universal, Aleluia. Oriunda do hebraico, que carrega em si duas palavras “Seja Louvado”, na expressão transliterada “Halelu” e Deus, na terminologia “Jah”. Aleluia é a palavra que deve sair como uma explosão do interior daquele que crê. Aleluia não é palavra que deve ser mendigada dos púlpitos para fingir uma alegria e um sentimento que não existe. Aleluia é expressão sempre exclamativa, viva, sincera vinda daquele que ficou tão cheio de alegria que transborda de si o “Deus seja Louvado”, ALELUIA, como forma sincera de louvor ao Deus que criou todas as coisas.

No culto vespertino do domingo p.p, o Coro Jovem fez sua primeira participação, os 54 integrantes cantaram a música “Me entrego a Ti”. A Igreja estava lotada, amigos, parentes e desconhecidos vieram louvar a Deus e buscar na comunidade, identidade e graça para a vida às vezes tão árida. Foram exatamente 6’05’’, de arranjos, vozes, subidas e descidas na escala musical que nos encheram, nos sensibilizaram, mas não pela melodia e técnicas em si, mas principalmente pela letra cantada e as verdades ali entoadas. Perdão, graça, esperança, amor, compromisso e entrega. Cordeiro de Deus, eu me entrego a Ti.

Assim como um torcedor que grita GOOOOL, aos 45 do segundo tempo, na final do campeonato, jogando contra o seu maior rival, podia-se ouvir no meio do povo que se rendeu a Cristo, expressões de louvor a Deus que se manifestaram através de palmas e Aleluia.

Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembleia.” Salmo 111.1

Assim seja IPVM, Igreja Viva e Contagiante que Ama a Jesus e se Entrega a Ele.

Rev. Gustavo Bacha

domingo, 16 de novembro de 2014

ACIMA DA LEI?


ANO LXXII - Domingo, 16 de novembro de 2014 - Nº 3603

ACIMA DA LEI?

Mais uma vez ficamos espantados e atônitos com as coisas que ocorrem em nosso país em termos de legislação. Do “mensalão” já estão na “rua” quase todos os integrantes do “núcleo político” (os que se beneficiaram e receberam dinheiro de corrupção), enquanto os do “núcleo financeiro” (aqueles que intermediavam e cooptavam os políticos), que receberam mais de 20 anos de prisão, continuarão amargando sua pena em regime fechado até cumprirem um sexto dela, para pleitearem a progressão de regime. A distinção soa estranha, mas, foi o que restou para que pudéssemos ter um “gostinho de justiça”.

Sem entrar no mérito do caso, vemos uma funcionária pública que, posta para aplicar a lei a todos os cidadãos, se vê obrigada a pagar indenização por agir em conformidade com a lei, sob a alegação de que “atuou com abuso de autoridade e cometeu desacato”. O fato é que cumpriu sua obrigação de autuar um cidadão, o qual circunstancialmente é magistrado, que trafegava com seu veículo sem placas e sem carteira de habilitação. Se a agente pública exacerbou de suas funções deve ser penalizada, no entanto o órgão no qual estava lotada julgou o caso e afirmou ter ela agido dentro de suas atribuições e no limite da lei. Já o agente público que estava irregular, deveria reconhecer seu erro, sem alegar que não conhecia a lei e submeter-se ao rigor dela, já que com ela trabalha e deve aplicá-la, não estando ele ou qualquer outro cidadão acima dela.

Trazendo para o nosso universo bíblico, isso parece acontecer com muitos dentre nós. Pensam estar acima das determinações da Lei de Deus e imaginam que poderão safar-se no “ajuste de contas” pelo fato de ser isso, ou pelo fato de haverem feito aquilo. A Bíblia afirma que não há nenhum de nós que esteja acima da lei, antes sustenta que todos estão sob igual condenação e o Reto Juiz dará a sentença punitiva e condenatória sem levar em conta posição, etnia, ou condição outra qualquer. Não poderemos alegar ignorância da Lei, não poderemos alegar conduta correta em muitas situações, não teremos sucesso em apresentar nosso currículo humanitário, pois a sentença será uma só: “apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno” (Mt.25:41). O único modo de nos vermos livres de tal condenação é recebendo a graça que nos é concedida livremente em Cristo e por meio DEle. Portanto, não pense estar acima da Lei, você está sob a condenação dela e não há como escapar, a não ser recebendo a Cristo como seu Salvador e Senhor único e suficiente, havendo Ele recebido na Cruz a punição e castigo devidos a você. Assim, arrependa-se de seus pecados e receba a Cristo em sua vida como Seu Salvador, colocando-se sob a graça e não pensando estar acima da Lei.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 9 de novembro de 2014

SOLUÇÃO

ANO LXXII - Domingo 09 de novembro de 2014 - Nº 3602

SOLUÇÃO

Muitos programas de televisão trazem em suas pautas os aspectos vários ligados à multiplicidade de problemas existentes em nossas cidades e em nosso país. As abordagens são diversas e dependem das formações dos entrevistados, debatedores ou expositores do assunto. As propostas de solução são apresentadas e debatidas, com pontos de vista, às vezes, diametralmente opostos. Sociólogos, economistas, juristas, antropólogos, engenheiros de vários segmentos, psicólogos, educadores e outros profissionais sempre têm solução com ênfase em sua linha de trabalho e ação. Isso é natural e compreensível.

Para um teólogo cristão a situação não é diferente, ou seja, os problemas serão tratados sob a sua ótica, bem como a solução proposta será, igualmente, fruto de sua formação e linha de trabalho. Assim, quando vemos a situação do mundo (de hoje como de ontem e de amanhã) somos levados a nos posicionar de modo até reducionista e simplista aos olhos da maioria, afirmando que a fonte dos problemas é uma só: a maldade (pecado) presente no interior (coração) do ser humano. Por isso, sendo a fonte uma só, mas com suas multivariadas manifestações, a solução passa a ser uma só, combatendo diretamente a causa. Essa solução única é a nova vida em Cristo, a regeneração do ser humano, sendo feito nova criatura e, dessa forma, manifestando o caráter de Cristo, que faz com que o problema e seus efeitos nefastos sejam neutralizados e, até mesmo, eliminados.

Podemos ser acusados de reducionistas, simplistas e de mente tacanha, mas não abrimos mão de sustentarmos que a fonte de toda miséria, desgraça, injustiça, violência e corrupção é o pecado do coração humano, cuja solução foi, é e continuará sendo a redenção por meio de Cristo. Infelizmente Jesus sabe da rejeição em relação à solução que há Nele e diz: “Contudo não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40), mas isso não deve nos desanimar de continuar comunicando o fato de que a solução esteve, está e sempre estará em Jesus, o Cristo.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 2 de novembro de 2014

DIVIDIDOS

ANO LXXII - Domingo 02 de novembro de 2014 - Nº 3601

DIVIDIDOS

Após a apuração dos votos da eleição para presidente no último domingo, algo ficou claro com o percentual alcançado: a diferença de votos entre um e outro foi muito pequena. Tal fato tem levado muitos a fomentar (o que já antes se dizia) que o país está dividido entre “pobres e ricos”, norte-nordeste e sul-sudeste, reacionários e reformistas, dependentes sociais e geradores de recursos, e outras tantas. Mesmo que a presidente eleita insista em afirmar que o país não está dividido, isso não é verdade. As divisões estão aí para quem quiser ver, tendo sido evidenciadas mais objetivamente nas urnas.

Mesmo que as divisões apontadas acima e outras de caráter econômico, político e social não existissem, sem dúvida, haveria uma divisão clara nesse país, como de resto em todo o mundo, com duas categorias de pessoas: os que são salvos em Cristo e os que não são salvos em Cristo. Não se trata de filiação a alguma igreja, organização ou instituição religiosa, ou não integração a alguma destas instituições. Refiro-me à experiência pessoal de salvação em Cristo (por meio DEle) e a convicção desta verdade maravilhosa e sublime. De acordo com a referência bíblica do Novo Testamento todos somos iguais na condição de pecadores e condenados aos olhos de Deus. No entanto, há a linha divisória entre os que são salvos e os que não são. Não se trata de esses ou aqueles serem essencialmente melhores ou piores, mas de haverem entregado sua vida a Jesus e o terem recebido como Salvador e Senhor. Jesus indica tal fato ao afirmar categoricamente: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mt. 22:14). Não se trata de divisão entre melhores e piores, bons ou maus, mas entre os que “O receberam e os que não O receberam” (João 1:12), entre pecadores perdoados em Cristo e os que não usufruem tal privilégio e bênção. De que lado você está?

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.