PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de agosto de 2014

TEMPLO DE SALOMÃO

ANO LXXII - Domingo, 31 de agosto de 2014 - Nº 3592

TEMPLO DE SALOMÃO

O templo de Salomão no Antigo Testamento foi considerado uma das maravilhas do Mundo Antigo e tem, ao longo dos anos, fascinado muita gente por sua beleza e significado religioso. Parte da maçonaria, por exemplo, insiste em afirmar seus vínculos com esse edifício, e seus templos onde funcionam as lojas buscam guardar as estruturas do antigo templo salomônico. 

Antes de escrever este pequeno texto, procurei ver se o que me movia não era a inveja, despeito, frustração ou algum sentimento menor. Não fui movido por tais formas de sentir. Posso, com tranquilidade, emitir minha opinião sobre a construção gigantesca feita em São Paulo a que se deu o nome de Templo de Salomão. 

Começo pelo nome. O templo não é de Salomão, é da Igreja Universal (ou de seu dono Edir Macedo). O templo construído por Salomão foi único e nenhum outro ocupará seu lugar. O segundo templo (iniciado por Zorobabel e concluído por Herodes) era chamado “Segundo Templo” ou, Templo de Herodes. Assim, a designação é uma usurpação do nome dado à construção erigida por Salomão nos dias de seu reinado. 

Continuo a questionar com relação ao propósito. O templo de Salomão era para oferecer sacrifícios pelos pecados. Que sentido tem hoje, para o cristão, ter um “outro templo de Salomão”? Oferecer sacrifícios de animais? Tal situação é simplesmente insustentável e despropositada. Talvez o propósito seja demonstração de poder (mais apropriada), pois é o maior templo do Brasil, superando a Basílica de Aparecida do Norte. É a competição/concorrência para demonstrar quem tem mais poder, força, controle ou algo do gênero. Trata-se de ostentação constrangedora. Foram investidos cerca de 700 milhões de reais (declarados) no empreendimento. Quantos poderiam ser beneficiados com tal valor. Hospital, creches, casa para idosos, e outros investimentos. 

Quanto ao templo em Jerusalém (Salomão ou Herodes) sabemos que Deus não “habita em casa feita por mãos humanas” (Atos 7:48), Ele permitiu a destruição do primeiro (por causa da soberba) e Jesus disse com relação ao segundo templo: “Não ficará pedra sobre pedra” (Mt.24:2), isso devido ao uso impróprio e já desnecessário do templo. A arca do concerto ou da aliança não diz mais nada a nós, pois estamos hoje sob uma “nova aliança” no sangue do Cordeiro. A arca desapareceu, a presença de Deus entre nós não se representa mais em um objeto, mas se faz pela Pessoa divina do Espírito Santo de Deus. Mais que em catedrais, basílicas e templos suntuosos a habitação de Deus se faz no “coração contrito e compungido” pois a esses “não desprezarás, ó Deus” (Sl.51:17 ; Is.57:15). 

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 24 de agosto de 2014

QUANTA TRISTEZA

ANO LXXII - Domingo, 24 de agosto de 2014 - Nº 3591

QUANTA TRISTEZA

Ao lermos as notícias, ouvi-las ou vê-las, ficamos estupefatos e profundamente angustiados com tanta dor, aflição, flagelo, choro e desespero em várias partes do mundo. 

Refiro-me, entre outras, a três situações profundamente perturbadoras e que trazem a nós profunda tristeza e motivam as lágrimas: as mortes em Gaza e Israel, as perseguições religiosas no Iraque e região e a epidemia de ebola em países africanos. 

Não entro no mérito da situação em Israel. É uma questão política que remonta aos anos de 1948. Não se trata de religião (muçulmanos e judeus), pois há cristãos nos dois lados. Trata-se de conflito político territorial. As mortes de crianças, idosos e civis de idades distintas fazem com que nos sintamos constrangidos e nos perguntemos o motivo de tanta morte e violência. As pessoas (não importa de que lado) têm o direito de ter sua vida em condições de paz e estabilidade para conduzir o seu viver, sem estar em sobressalto constante e ver seus familiares morrerem de forma violenta e estúpida. 

Outra situação é de caráter sanitário. Causas que podem ser chamadas de naturais. Mas, que não são tão naturais assim, pois é uma questão ligada à estrutura de saneamento básico e condições mínimas de higiene. O que vemos nos países atingidos pelo ebola é uma falta quase que total de condições mínimas razoáveis de saúde da população. Centenas e já chegando a milhares morrendo e trazendo o risco de uma disseminação pelo mundo. Vidas ceifadas, famílias destruídas. Muita tristeza e choro. Causa “natural”? Falta é a aplicação de recursos para a estruturação mínima de saneamento, o que não ocorre pela ganância de muitos que abocanham recursos e pela corrupção enchem seus bolsos à custa de encherem as sepulturas com os corpos de tantos seres humanos. 

Por último vemos a barbárie levada a efeito por questões ligadas à religião. Perseguição religiosa movida por extremistas islâmicos que obrigam os cristãos no Iraque, Síria e Líbia a se converter, pagar uma taxa altíssima ou morrer. Vemos crianças, mulheres, idosos e toda sorte de pessoas sendo atingidas e massacradas pela intransigência, estupidez e brutalidade em nome de uma fé e de deus (com minúscula). A tristeza gerada por tal fato de uma perseguição insana é muito grande, pois não admite que alguém pense de modo diferente de você e assim se expresse. Isso coloca em descrédito a fé, a religião e até mesmo a ideia sobre Deus. Pessoas sendo mortas por degola, fuzilamento, enforcamento e outras formas de destruição, além de serem vendidas como escravas sexuais e crianças arrancadas de suas famílias e mortas, é algo que nos entristece profundamente e, de certa forma, nos rouba a esperança em relação às pessoas. 

Profunda tristeza. Dias maus. Tem misericórdia. Vem Senhor Jesus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 17 de agosto de 2014

O WAZE, PROVÉRBIOS E JESUS

ANO LXXII - Domingo, 17 de agosto de 2014 - Nº 3590

O WAZE, PROVÉRBIOS E JESUS

O Waze é um aplicativo para ser utilizado em Smartphones, ele conciliou o GPS (Sistema de Posicionamento Global) com uma rede social. E o que isso tem de extraordinário? Algumas vantagens, como você poder compartilhar com pessoas que estão indo para o mesmo destino que você o melhor caminho a ser feito. Pode também visualizar na tela do seu telefone o mapa da cidade, com a intensidade do fluxo de veículos, e convenhamos que para uma cidade como a nossa isso é um serviço extraordinário. Pode também visualizar locais que estão com acidentes, interdições, veículos no acostamento, radares e vias bloqueadas.

Salomão foi e é conhecido até os dias de hoje como um homem sábio, ele pediu isso a Deus.  Três dos sessenta e seis livros da bíblia são provavelmente de sua autoria, digo provavelmente pois há controvérsias a esse respeito. Especificamente o livro de provérbios, que possui centenas de orientações para a vida, possui uma característica muito peculiar, é um livro voltado para o ensino de jovens com o anseio de serem sábios. A sabedoria se aprende vivendo, com ou sem experiências pessoais, mas sempre com experiências e o livro relata as experiências de Salomão e outros como Agur e Lemuel.

Mas o que o Waze tem a ver com o livro de Provérbios? Bom eu vejo ao menos duas semelhanças. Primeira, se o Waze procura auxiliar pessoas que estão no mesmo trajeto, mostrando o melhor caminho a seguir, da mesma forma o livro de provérbios. Pessoas que viveram  na maldade (Pv. 28.5), na avareza (Pv 28.16), no adultério (Pv. 6.26), na arrogância (Pv. 8.13) e muitas outras situações revelam em provérbios o melhor caminho a seguir, dizendo em letras garrafais, “NÃO VÁ POR AQUI” .

Segunda semelhança, o Waze é um programa gratuito e disponibilizado a quem desejar e possuir um Smartphone. Quem participa não recebe e quem não participa não é cobrado por isso, mas enfrentará os problemas do desconhecimento, como ficar horas no trânsito parado. Da mesma forma o Livro de Provérbios, ele é gratuito, disponível e pode-se obtê-lo também num Smartphone. Aquele que o segue, desfruta de benefícios para a sua vida como Felicidade (Pr 8.34), sabedoria (Pr 1.1,2), moderação (Pr 30.8) e Temor do Senhor (Pr 8.13) o que não o segue, enfrenta as consequências da ignorância.

Mas se mesmo assim, você olhar no “mapa”, ver que algumas “vias estão bloqueadas”, que possui perigo a frente e desejar seguir por esse caminho, esteja preparado para as consequências e quando tiver oportunidade, lembre-se, existe um caminho de volta, esse caminho é Jesus Cristo. Para entrar n`Ele existe uma orientação “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Pr. 28.13

domingo, 10 de agosto de 2014

LIÇÕES DEIXADAS PELO PRESBÍTERO JURANDY MENDES

ANO LXXII - Domingo, 10 de agosto de 2014 - Nº 3589

LIÇÕES DEIXADAS PELO  PRESBÍTERO JURANDY MENDES

Nossa vida tem tempo finito e incerto. Nos aniversários, a pergunta não deveria ser “quantos anos você tem”, mas “quantos anos você teve”.  Sabemos dos anos que foram, mas não dos que vêm pela frente ou do último deles. Isso só o Senhor. Para o Presbítero Jurandy Ele reservou muitos, noventa e sete, e saudáveis.

Compartilho algumas lições aprendidas convivendo e observando como Presbítero Jurandy aproveitou os anos longos e os talentos que o Senhor lhe deu.

Ele aproveitou de forma sábia a longevidade.  Manteve-se ativo, lia diariamente a Bíblia e bons livros. Disse certa ter sido quinze em um único mês!

Ele exerceu com esmero o dom do ensino. Não fez da prática da leitura um fim em si mesmo.  Foi um dedicado pregador, preletor de acampamentos e professor da Escola Bíblica Dominical.  Estudioso, dispendia horas e horas na preparação de uma única aula, acompanhada de oração, ciente da dependência do Senhor. Ensinava com espontaneidade, clareza e bom humor.

Mas as lições deixadas pelo Presbítero Jurandy não são apenas ter vivido com sabedoria – Salmo 90:12 e ensinado com excelência – Romanos 12:7.  A maior delas é a coerência entre o que falava e como vivia –   Salmo 15:1,2.  Ele viveu com espontaneidade o que ensinava com facilidade. Tinha hábitos simples, era desprendido do poder e da ostentação, acolhedor e amoroso, bem humorado e estava sempre disposto a servir.

O testemunho do Presbítero Jurandy nos inspira a imitar, não ele mesmo, mas ao Senhor Jesus – I Coríntios 11:1.

Presbítero Hothir Ferreira

domingo, 3 de agosto de 2014

MISSÕES

ANO LXXII - Domingo, 03 de agosto de 2014 - Nº 3588

MISSÕES

O mês de agosto é, na Igreja Presbiteriana do Brasil, um mês com especial atenção e dedicação a missões. O motivo pelo qual isso ocorre é ter sido no dia 12 de agosto de 1859 a chegada, no Rio de Janeiro, do primeiro missionário presbiteriano no Brasil e fixado residência. Seu nome era Ashbell Green Simonton, que inicia suas atividades entre os falantes em inglês, mas logo começa a expandir as atividades evangelísticas para alcançar os falantes do português. Embora em 1555 os franceses tenham invadido o Brasil para implantar a França Antártica e trouxessem ministros religiosos calvinistas, mas logo foram expulsos. Em 1630, em Pernambuco, ocorre a invasão holandesa que perduraria até 1654, com implantação de aspectos protestantes calvinistas, inclusive com a criação de um presbitério. Também esta vez não houve permanência.

Assim, embora por duas vezes se houvesse tentado introduzir o Evangelho no Brasil, com a manifestação da fé protestante, é somente com Simonton que tal fato ocorreria. A expansão se verificou lenta, mas constante. Organiza-se a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, depois São Paulo, Brotas, São Paulo, Borda da Mata (MG) e o presbitério se forma. A Igreja Presbiteriana fincava suas raízes de permanência em solo brasileiro.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é fruto do chamado “protestantismo de missões” e não pode, nem deve esquecer-se de tal condição, sendo uma igreja que projeta e executa missões em solo pátrio e em terras estrangeiras. 

Neste domingo iniciamos o mês de agosto com a presença do Rv. Abelardo, diretor da Nossa Missão que trabalha com plantação de igrejas em Sergipe (06), assistência social e cuidado com tais comunidades carentes (viagens missionárias), evangelização de caminhoneiros com duas bases de apoio para aconselhamento e evangelização (em Cubatão e Governador Valadares) e um trabalho com recuperação de prostitutas em Belo Horizonte, tendo já uma congregação com cerca de 20 mulheres (e filhos) resgatados deste modo de viver. Teremos, no final do mês, a presença do Rv. Mariano, nosso parceiro em campos missionários há 20 anos e integrante da Junta de Missões Nacionais, trabalhando em Garanhuns (Pernambuco) com plantação de várias igrejas.

A IPVM ajuda a manutenção de 17 campos missionários no Brasil e no exterior. Não é muito, mas é um grande esforço em fazer com que a ordem de Jesus, o Cristo, seja cumprida: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura ... fazendo discípulos de todas as nações...”  (Marcos 16 e Mateus 28). Graças a Deus por tal envolvimento. 

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.