PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de maio de 2014

CANTATA SALMOS E HINOS (IPVM 72 ANOS)

ANO LXXI - Domingo, 25 de maio de 2014 - Culto Matutino

Cantata Salmos e Hinos
IPVM 72 Anos


Na manhã de 25 de maio de 2014, como parte das celebrações dos 72 anos da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana, o Coro IPVM e Orquestra conduziram a Igreja em louvor a Deus com a Cantata Salmos e Hinos.

Conteúdo da playlist:
SALMO 150
NARRAÇÃO I
SALMO 23
LOUVAI AO SENHOR VÓS TODOS OS SEUS SANTOS
SALMO 5
NARRAÇÃO II
CASTELO FORTE
Ó DEUS ETERNO AJUDADOR
SOU FELIZ COM JESUS (HNC 108)
NARRAÇÃO III
A PEDRA FUNDAMENTAL (HNC 298)

Gravação: Departamento de Som e Imagem da IPVM
Edição e legendas: www.acervolirico.com.br

PORTO SEGURO

ANO LXXI - Domingo, 25 de maio de 2014 - Nº 3578

PORTO SEGURO
“[...] e assim os levou ao desejado porto.” (Salmo 107: 30)

Porto Seguro é o nome de um balneário baiano muito conhecido e de grandes belezas naturais, região onde se deu o descobrimento das terras brasileiras por Pedro Álvares Cabral. O nome reflete a condição daqueles que estiveram por muito tempo em naus, sem divisarem algum porto no qual pudessem lançar suas amarras e desfrutar alguma segurança.

O salmista fala de algo parecido, referindo-se à ação do Senhor no passado na vida de Israel, levando-o ao desejado porto. Isto significa que Deus o havia colocado no lugar de segurança onde o próprio Deus havia projetado para ele, no caso, Canaã; a Terra Prometida.

Vemo-nos em uma situação muito parecida com a dos nautas portugueses ou com os peregrinos descendentes de Jacó, buscando pelo nosso porto desejado e seguro. São dias turbulentos, tumultuados, conflitivos e violentos, que nos fazem suspirar por um lugar seguro, estável, calmo e de descanso. Há possibilidade de encontrarmos alguns lugares com tais características em algumas partes de nosso país e do mundo. Mas, a questão não é apenas ambiental ou geopolítica, é também existencial e espiritual.

A inquietação da alma humana é muito grande, tendo levado o teólogo da Patrística, chamado Santo Agostinho, dizer: “Fizeste-nos para Ti, ó Senhor, e os nossos corações não encontrarão descanso enquanto não descansarem em Ti”. De fato, somos criaturas cujo coração necessita de descanso e paz, e tais elementos só poderão ser desfrutados quando estivermos com nossas “naus” atracadas nas docas da graça e da bondade do Senhor, esse “desejado porto”, Cristo Jesus. Que a embarcação de sua vida encontre esse porto desejado e seguro em que possa descansar.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 18 de maio de 2014

LIVRES DO PESO

ANO LXXI - Domingo, 18 de maio de 2014 - Nº 3577

LIVRES DO PESO
“Livrei seus ombros do peso, e suas mãos foram livres do cesto” (Salmo 81:6)

Este texto é uma referência à libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Fala do tempo em que os cestos nas mãos eram os que estavam com barro e o peso carregado eram os tijolos feitos com suor e trabalho forçado. Essa situação durou cerca de 200 ou 250 anos, pois no período inicial (primeiros 200 anos) não foram vistos como escravos. De qualquer maneira foi um longo tempo de sofrimento e opressão com um peso (além do físico) em suas costas e ombros.

Muitos há que vão encurvados por tantos e tantos pesos em seus ombros, sem a menor perspectiva de alívio, seja nesta vida ou em outra por vir. Não há esperança, não há alento, não há alívio. É uma espécie de tortura constante e permanente. Li uma reportagem (dia 14) sobre uma comunidade em Araras -GO- em que pessoas são acometidas pelo Xeroderma pigmentoso, doença que torna até 1.000 vezes a pele mais sensível ao sol, causando câncer de pele, que vai mutilando a pessoa como se fosse uma lepra. Não há cura, o tratamento é cirúrgico à medida que as manchas e feridas surgem. Vivem dentro de casa, fechados e só podem sair à noite. É triste e devastador. Peso terrível.

Todos temos nossos pesos sobre os ombros. Não há como viver sem algum deles (responsabilidades, horários, contas, e outros). Porém, há os pesos que esmagam, oprimem, encurvam e matam. Para todos eles há uma solução: lançá-los sobre Jesus que cuida de nós. A Palavra do Senhor nos aponta para tal fato. Ele nos livra de nossos pesos, angústias e aflições quando os entregamos a Ele, o que é, para nós, às vezes, muito difícil de fazer.

Creia que Ele se mostra disposto a livrar seus ombros do fardo pesado que você está levando, saiba que Ele tem para você o alívio. Creia nisso (sei que é difícil) e tenha a bênção do refrigério em relação ao peso que lhe tem tenazmente afligido. Jesus leva o seu fardo. Aleluia.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 11 de maio de 2014

NO DIA DAS MÃES

ANO LXXI - Domingo, 11 de maio de 2014 - Nº 3576

NO DIA DAS MÃES

É para você que, com alegria, festeja o “Dia das Mães”, que dirijo esta mensagem. Não importa destacar aqui o que você ofereceu à sua mãe no dia a ela consagrado: se um beijo, se uma flor, se um caro brinde.

O que interessa saber é como se comporta você, como filho, com relação àquela que lhe deu o ser.

É oportuno, pois, recordar que, dos Mandamentos que Deus deu a Moisés no Monte Sinai, um há que o exorta sobre os seus deveres filiais.

È o quinto Mandamento, e é também o único do Decálogo que tem uma promessa para você, como filho: - “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex. 20-12.

Portanto, se você observa esse Mandamento divino, eu lhe direi que todos os dias do ano são outros “Dias das Mães”, porque a mesma alegria que você deu à sua mãe hoje, você lhe dá nos outros dias, igualmente.

Veja: o sorriso, a obediência, o carinho, a cooperação, a atenção, a solicitude, o desejo de ajudar, a voz mansa, o interesse, o cuidado, o consolo, a lágrima em comum, o riso em coro, o calor do abraço, a sinceridade do beijo – são presentes de toda hora, de todo dia, para sua mãe.

São presentes que não vêm embrulhados em belos papéis, nem custam dinheiro. Contudo, o seu valor supera o preço dos mais finos mimos, porque refletem um coração bem formado, onde há o temor a Deus e o desejo sincero de cumprir Seus preceitos.

Se você, pela inobservância do Mandamento divino, não é, no seu lar, a justa alegria de seus pais, reconsidere a sua atitude no “Dia das Mães”.

Medite sobre as palavras do apóstolo São Paulo: “ Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro Mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra. “ (Ef. 6.1-3).

Portanto, se você ofertou um mimo à sua mãe no dia de hoje, ela se alegrou com este gesto de ternura. Mas saiba que você, como bom filho, é o mais grato presente para o coração de sua mãe.

Seja, pois, você, o presente que fará sua mãe alegre e feliz, não só hoje, no “Dia das Mães”, mas para sempre.

Eunice Veiga

domingo, 4 de maio de 2014

SAF UM TRABALHO DE MULHERES

ANO LXXI - Domingo, 04 de maio de 2014 - Nº 3575

SAF UM TRABALHO DE MULHERES

Vamos  apresentar a você o trabalho realizado pela SAF de nossa igreja.

Na primeira segunda-feira do mês temos a nossa reunião plenária onde passamos um tempo agradável de louvor, intercessão e estudo da Palavra, neste ano tendo como tema “O Fruto do Espírito”, e uma agradável confraternização.

Uma vez por mês temos a reunião por departamentos agendados previamente nos lares ou na igreja.

Segunda-feira é o ensaio do Madrigal Maria José Ramos.

Terça-feira é o dia de trabalho no Celeiro do Amor e Oficina de Costura. O Celeiro do Amor é projeto de assistência social desenvolvido pela SAF cumprindo sua missão como auxiliadora da IPVM no atendimento aos mais necessitados com roupas, calçados e alimentos. A SAF investe recursos financeiros para a compra dos alimentos, uma vez que as doações recebidas não atendem a demanda. Atualmente são atendidas 80 pessoas com os kits de alimentos.

A Oficina de costura trabalha com a confecção de roupas visando atender a demanda de auxílio a necessitados e também artesanato para o Bazar anual de fim de ano, que levanta recursos financeiros para todas as atividades da SAF cumprindo o desafio de dar suporte aos que seguem o chamado de Deus para a obra missionária, a prover ao nosso próximo o pão que lhe sacie a fome, o bálsamo que lhe amenize as dores.

Quarta-feira é a reunião de oração.

Temos outras atividades especiais como, por exemplo, nesse mês de maio o Culto dos Bebês no dia 11 pela manhã e nossa Tarde Festiva no dia 14 às 15 horas comemorando o mês da família.

Escolha uma das nossas atividades e venha nos fazer uma visita, conheça de perto nosso trabalho, junte-se a nós e seja também uma auxiliadora.

Finalizando queremos compartilhar o nosso moto que nos desafia a cada dia:

Sejamos verdadeiras auxiliadoras, irrepreensíveis na conduta, incansáveis na luta, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus.

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.