PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de agosto de 2013

OBRIGAÇÃO?

ANO LXXI - Domingo 25 de agosto de 2013 - Nº 3539

OBRIGAÇÃO?
“Josias... os obrigou a servirem ao Senhor” (2 Cr.34:33)

O texto sobre o rei Josias nos leva a refletir sobre uma situação muito oportuna, qual seja, até onde podemos estabelecer a validade de servir ao Senhor por obrigação.

A espontaneidade sempre foi vista, e ainda é, como uma grande virtude em nosso meio, que valoriza e enfatiza a autonomia e a liberdade humana. No entanto, existem aspectos e momentos em que se nos impõe o aspecto da obrigatoriedade, sem que haja ideia de ser ela inaceitável ou inadmissível.

Além do caso de Josias, lembramo-nos do apóstolo Paulo ao dizer: “Se anuncio o Evangelho não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação...”(I Co.9:16). Nesse caso o apóstolo Paulo deixa claro que compromisso assumido gera obrigatoriedade, ou seja, obrigação de fazer ou não fazer. Claro que faremos por decisão nossa, mas tal postura envolve caráter obrigacional, ou seja, o compromisso que assumi por livre iniciativa, determina realização de obrigações.

Não é diferente na vida cristã. Claro que ninguém pode ser obrigado a servir ao Senhor, mas uma vez que você assumiu (decidiu) o compromisso de servi-LO, passa a ter obrigações a cumprir.

Nossas obrigações são assumidas, em nosso sistema ou Igreja, quando fazemos a profissão de fé, quando somos ordenados a algum ofício, ou quando apresentamos nossos filhos ao batismo. Os membros têm obrigação de frequência aos cultos; os oficiais de serem exemplos neste sentido e os pais (incluindo mães) de trazer, no mínimo, ao culto e à Escola Bíblica Dominical os seus filhos. Não se engane (pais e mães), é SUA OBRIGAÇÃO trazer seus filhos à EBD e aos cultos, para deles participarem e receberem o reforço da educação cristã que á dada em casa. Compromisso feito gera responsabilidade e obrigação. Não sendo executados, deve-se aguardar a cobrança por parte dAquele que tem o direito de exigir o cumprimento de nossas promessas e obrigações. Pais e mães tragam seus filhos e filhas para o serviço sagrado com o mesmo zelo que os levam às escolas seculares. É sua responsabilidade e obrigação.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 18 de agosto de 2013

ANIVERSÁRIO, CELEBRAÇÃO E CLAMOR

ANO LXXI - Domingo 18 de agosto de 2013 - Nº 3538

ANIVERSÁRIO, CELEBRAÇÃO E CLAMOR.

A IPB comemora mais um ano de implantação e existência em nosso país. Estabelecida com a chegada do missionário norte americano Simontom, em 1859, na cidade do Rio de Janeiro, iniciou-se, então, a longa jornada para sua consolidação e expansão. Tensões e disputas internas (por ideais ou por liderança) já estavam fortemente delineadas, causando divisão em igrejas locais (Primeira de São Paulo) e, cerca de 40 anos depois de seu início, a primeira cisão em 1903 com a criação da Igreja Presbiteriana Independente.

Anos seguiram-se com marchas e contramarchas. Algumas regiões com expressivo crescimento e outras sem nenhum progresso. Pastores nacionais sendo formados, patrimônio se constituindo, colégios se projetando e a IPB é, no meado dos anos 50, a maior denominação protestante (evangélica) no Brasil.

Como estamos hoje? Em termos numéricos somos apenas um pequeno traço (cerca de oitocentos mil membros entre comungantes e não comungantes). Algumas regiões com absolutamente nada de presbiterianismo, outras com muito pouco, a exemplo do Rio Grande do Sul, estado em que temos apenas 12 igrejas (pequenas). Temos 8 seminários, alguns criados por questões de pressão e interesses políticos, pois havia ideia de que os próximos (geograficamente) não eram “teologicamente confiáveis”, sendo que alguns deles estão com sérios problemas de manutenção. Os sínodos (em grande parte) se tornaram concílios intermediários para trânsito de papéis, sem expressão efetiva de envolvimento e desenvolvimento na Obra de evangelização, servindo (para muitos) como elemento de interesse político para alcançar destaque denominacional (com assento na Comissão Executiva do Supremo Concílio) e defesa de interesses regionais.

Claro que há muitas vitórias e bênçãos do Senhor, sendo motivos para celebrarmos, com gratidão, mais um ano de existência da IPB. Mas, é necessário, também, uma visão crítica de nossa situação atual e levantarmos um clamor por misericórdia ao Senhor nosso Deus, a fim de haver uma renovação abençoada no seio da IPB, com maior interesse em vida abundante no Espírito, que em questiúnculas e política de interesses menores. Louvado seja Deus pela IPB, que o Senhor dela tenha misericórdia e a renove poderosamente.

Rev.Paulo Audebert Delage

domingo, 11 de agosto de 2013

ECOS DO PARAGUAI

ANO LXXI - Domingo, 11 de agosto de 2013 - Nº 3537

ECOS DO PARAGUAI Sl 67.1-2

1-. Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe: Depois de pedir a direção de Deus, o Conselho Missionário definiu que a Viagem Missionária de 2013 seria feita de 6 a 13/07, em Santa Rita, no Paraguai, onde estão pela APMT, o Rev. Flávio, Jurema e sua filha Claudia. Foi um período de muita preparação, em oração e clamor ao Senhor, para sermos usados na Sua Obra naquele lugar, onde uma Igreja, que já havia experimentado um bom momento, agora tem somente três membros ativos, ainda que disponha de excelente estrutura. O Senhor nos abençoou nos mínimos detalhes. Contamos com irmãos da IP Butantã, inclusive seu Pastor e filhos, que foram bênção também com seus dons; houve entendimento perfeito, pela ação do fruto do Espírito em e entre todos nós. Formamos um pequeno Coral, entoamos muitos louvores, com teclado, violões e com flautas. Louvado seja Deus!


2- E faça resplandecer sobre nós o rosto: Por sua graça, Deus nos usou de forma maravilhosa. Levamos lenitivo ao sofrimento de muitas pessoas, com bem mais de 100 atendimentos médicos e dentários. Realizamos a EBF tendo no 1º dia cerca de 35 crianças; 2º, 55; 3º, 75 e no 4º, quase 100 crianças, inclusive com atividades esportivas. Fizemos devocionais todas as manhãs, conduzidas pelos jovens, alimentando-nos com a Palavra de Deus para sair às atividades de cada dia. Houve banhos e catação de piolhos em crianças índias (que vivem no lixão); banho em uma pessoa da rua que estava muito mal e muito suja. Lares foram visitados; também autoridades locais, entregando-lhes um exemplar da Bíblia em Espanhol e orando com eles em seus lugares de trabalho. O Defensor Geral para a Família atendeu ao convite e esteve no Culto de 4ª. Feira. Realizamos obras civis: troca da caixa d´água, os jovens fizeram pintura da parede externa do templo, e parte do muro. Glórias ao Senhor!

3- Para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação: Mapeamos as ruas e saímos, de dois em dois, batendo de porta em porta para anunciar a Jesus, o Salvador; entregar-lhes material evangelístico. Tivemos cultos, todos os dias à noite, com número crescente de pessoas presentes, dentre aquelas que haviam sido convidadas nas ruas ou em suas casas. O Senhor usou os pregadores de cada noite e pessoas foram alcançadas, cabendo ao Espírito Santo completar a obra que o Senhor iniciou na vida deles. Irmãos afastados voltaram e, pela graça de Deus, hão de ser revivificados, para retomar o primeiro amor e assim fazer prosseguir a Obra naquela cidade. “É tão bom, Senhor, sentir esta alegria! A alegria da tua salvação, Senhor! É tão bom, ó Deus, com nossos dons te servir! E anunciar Jesus Cristo, nosso Salvador!” Ecoam em nossos corações e nos aquecem as palavras de Jesus (Lc 10.2): “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Com gratidão ao Senhor, e à IPVM por seu espírito missionário.

Conselho Missionário.

domingo, 4 de agosto de 2013

DEPOIS DA FESTA

ANO LXXI - Domingo 04 de agosto de 2013 - Nº 3536

DEPOIS DA FESTA

O Brasil, “Pátria amada salve, salve”, passou por momentos de muita festa e alegria, mesmo estando em um momento de encruzilhada, protestos, manifestações, depredações e outras situações de risco. Afinal, tudo bem, vencemos a Copa das Confederações, o Papa passou uma semana em nosso país, um time brasileiro (Atlético Mineiro) venceu a Taça Libertadores.

A questão é o depois da festa. Pratos sujos para lavar, móveis para serem recolocados, limpeza a ser feita e contas a pagar. Não é diferente com nosso país. As festas (momentâneas) não conseguem resolver os problemas (constantes) que devem ser enfrentados e resolvidos, não apenas adiados ou “empurrados com a barriga”.

Essas festas costumam gerar certo alheamento da realidade e podem nos mergulhar em algum torpor ou esquecimento. Por exemplo: como está o “mensalão” e seus condenados? Continuam tranquilos no exercício de suas funções. Alguém se lembra da Rosemary (a funcionária da assessoria da presidência – ou do presidente? -) das viagens nas aeronaves da FAB; das falas e atitudes de alguns políticos (chefes de poderes da República)? Estão se articulando para aprovar o aborto. Poderíamos alongar a lista. Não vale a pena.

Que podemos nós cristãos fazer? Continuarmos em nossa postura de consciência crítica ao Estado, mobilizarmo-nos para que haja mais integridade e ética no universo político de nosso país, assumirmos posição no uso adequado do instrumento do voto, buscando banir da vida pública elementos cuja improbidade esteja demonstrada (ficha limpa, cara limpa, vida limpa); e, sobretudo, colocando diante do Senhor nossa Pátria em oração e súplicas, bem como testemunhando o Evangelho de Cristo como solução eficaz e perene para as desigualdades, injustiças e mazelas do Brasil. Assim seja, com a graça de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.