PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de agosto de 2011

FAXINA

ANO LXIX - Domingo, 28 de agosto de 2011 - Nº 3435

Faxina

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior ...mas por dentro estão cheios de rapina e intemperança" (Mateus 23:25).

Uma das palavras que mais foi ouvida e lida nestes últimos dias, em ligação com a esfera do primeiro escalão do Governo Federal foi: FAXINA. De fato, parecia haver uma certa onda para limpeza e faxina no ambiente dos corredores de alguns ministérios e setores do alto escalão em Brasília. Seria muito bom que, de fato, houvesse uma limpeza radical, profunda e extensa em todo este segmento. Faxina, deste tipo, é sempre bem-vinda.

Claro que há faxinas reprováveis, como a étnica (nazistas contra judeus, negros, ciganos; Sadan Hussein contra os curdos, os armênios), a religiosa (cruzadas contra os infiéis judeus e muçulmanos; implantação da Sharia islâmica contra cristãos em países da África e Ásia), mas a faxina ética e moral é sempre necessária e imperativa.

O que nós gostaríamos de ver é uma faxina que eliminasse a corrupção endêmica nas esferas públicas em nosso país. Uma limpeza que fizesse reluzir em alvura as contas públicas sem superfaturamento ou sucateamento com desvios astronômicos de verba pública para utilização em benefício particular. Vivenciar uma ação purificadora de cobrança de impostos devidos por grandes corporações, que lesam o Estado e funcionários de tais empresas, desfrutando, depois, de anistia do Poder Público.

Estas faxinas necessárias se fazem imperativas devido à poluição e impureza reinantes no coração do ser humano. Jesus, de certo modo, nos diz sobre isto e nos adverte quanto à pouca eficácia de limpar o exterior (aparência-efeito) e não o interior (essência-causa). Nosso anseio, desejo, oração e clamor são no sentido de que haja faxina no coração das pessoas, operada pelo lavar regenerador da graça de Deus, refazendo e reformulando o caráter dos indivíduos, alcançando o aspecto mais íntimo com relação à verdadeira solução de tal endemia de corrupção: "Bem-aventurados os limpos de coração...(Mateus 5: 8). Tenha Deus misericórdia.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 21 de agosto de 2011

SONS DO LAGO

ANO LXIX - Domingo, 21 de agosto de 2011 - Nº 3434

Sons do Lago

Nos dias 09 a 12 de agosto estivemos (Rev. Paulo, Pb. Petrilli, e seu filho Joca) em viagem, para visitarmos o campo missionário em que a IPVM tem parceria no interior do Amazonas, local onde nossa irmã Érika trabalha.

Foi uma viagem de profundo significado para nós. Longa, mas proveitosa. Chegamos em Manaus de madrugada e na manhã seguinte, bem cedo, saímos para o interior. Foram quatro horas de carro até Itapiranga. Lá tomamos um barco rápido e viajamos duas horas até a cidade de Urucará. Fizemos uma breve parada onde recebemos no barco um evangelista e navegamos mais uma hora até o Lago do Carará, base de atuação da Érika e Vanderley.

Trata-se de um lindo lugar com todos os atrativos da beleza natural com os braços de rios na água limpa, sem poluição, mata circundando tudo e a fauna exuberante. Claro que há aspectos menos líricos; pernilongos (carapanãs), calor e insetos. Mas, a beleza supera estes aspectos não tão inspiradores.

Ao cair da tarde de quarta-feira (chegamos às 16h00), por volta das 17h30, tivemos um abençoado culto. Entre outros privilégios vimos adolescentes nativos conduzindo cânticos, juntamente com a Érika. Cerca de vinte adultos presentes, e umas vinte crianças que puderam cantar e receber o ensino bíblico em seu nível de entendimento. Dentre os adultos tínhamos sete (dois homens e cinco mulheres) já batizados e professos, fruto do trabalho ali realizado. Outro privilégio foi termos celebrado a Ceia do Senhor pela primeira vez naquele lugar e região do Lago do Carará.

Há muitos sons no lago. O vento que sopra, os barcos que trafegam, os animais que se manifestam, as pessoas que falam e gritam. Mas, há um novo som no lago do Carará, o som do louvor ao Senhor, a Voz do Evangelho que lá se faz ouvir, a proclamação das Boas Novas, e a voz grata nos corações dos que agora conhecem a salvação e o perdão de seus pecados em Cristo Jesus. A Érika, o Vanderley e a IPVM são partícipes neste processo de fazer ouvir este novo som no Lago do Carará. Deus seja louvado.

Retornamos até Urucará, onde pregamos e celebramos a Ceia do Senhor na Ig. Prespbiteriana naquela cidade. Saímos de barco por volta de meia noite (viajamos uma hora e meia) até Itapiranga, pegamos o carro e fomos a Itacoatiara (uma hora e meia de carro), onde chegamos às três da manhã. Às seis da manhã pegamos um barco hospitalar (da Igreja Presbiteriana de Manaus) e navegamos por 17 horas até chegarmos a Manaus. Petrilli e Joca voltaram na madrugada de sexta para sábado. Eu fiquei e falei no sábado, pela manhã e à tarde, a pastores e professores do seminário e no domingo preguei no culto matutino e vespertino da I. P. de Manaus. Louvado seja Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage


Artigos relacionados: "A DEUS" , MINHA MENINA

domingo, 14 de agosto de 2011

OBEDECEI A VOSSOS PAIS

ANO LXIX - Domingo, 14 de agosto de 2011 - Nº 3433

"Obedecei a vossos pais...
pais criai vossos filhos na disciplina... do Senhor" (Ef. 6.1 e 4)

Neste domingo é celebrado o Dia dos Pais. Claro que se trata de mais uma data movimentadora do comércio. Evidente que não tem (não sei o motivo) a mesma força e pujança do Dia das Mães, mas é uma data esperada pelos lojistas e comerciantes.

Aspectos mercantilistas à parte, fazemos registrar nossos parabéns aos pais neste dia em que tal figura é lembrada e celebrada. Em nossa cultura o pai é visto (ainda) como ponto de referência de estabilidade, amparo, segurança e força. Esta situação vai sendo modificada aos poucos e gradualmente, mas ainda se mantém deste modo.

No texto de Paulo aos Efésios, há um aspecto muito interessante, que vem sendo negligenciado ao longo de muitos anos em nosso ambiente sócio-cultural. Trata-se da responsabilidade do pai em relação à criação (instrução-educação dos filhos). Há, no texto, duas palavras usadas distintamente para pais. A primeira é de sentido genérico, ou seja, inclui o pai e a mãe na categoria de "pais", aos quais os filhos devem obedecer. A segunda é de sentido restrito e aplica-se ao gênero masculino, ou seja, o pai propriamente dito, sobre quem incide o privilégio e a responsabilidade de criar as crianças (filhos-genérico). Temos visto o equívoco de delegar às mães tal privilégio e responsabilidade. É comum dizer-se que a mãe é quem deve cuidar da instrução dos filhos, sobretudo religiosa. À luz dos textos de Efésios e da carta gêmea a esta; Colossenses, isso não é verdadeiro e não se sustenta.

Pais (masculino) não nos descuidemos desta responsabilidade que o Senhor nos tem dado. É uma honra e privilégio ser o "pedagogo", o condutor e instrutor de seu filho. Ensina-lo não significa apenas falar a ele, mas ir com ele, andar com ele, estar com ele, envolver-se com ele. Pais, façam assim, cumprindo o que Deus lhes determina. Parabéns pelo seu merecido dia.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 7 de agosto de 2011

JOHN STOTT

ANO LXIX - Domingo, 07 de agosto de 2011 - Nº 3432

"Não sabeis que, hoje, caiu em Israel um príncipe e um grande homem?" (2 Sm. 3:38)

O texto acima faz referência a Abner, morto de forma traiçoeira por Joabe. Davi faz esta declaração sobre este valente combatente e homem honrado em Israel, reconhecendo seu valor.

Este texto pode ser aplicado ao pastor e doutor John Robert Walmsley Stott, falecido dia 27 de julho deste ano, aos 90 anos em Londres. Sem dúvida uma das mais influentes figuras no mundo evangélico, com sua postura de fidelidade a Deus, erudição e profunda simplicidade. Nunca veio a casar-se e cumpriu o ministério com zelo, dedicando-se ao Senhor e à missão dEle recebida. Escritor de vários livros de grande circulação e influência, com tradução em várias línguas.

O Los Angeles Time publicou uma matéria sobre sua morte, da qual registramos o seguinte: "O Rv. John Stott, influente evangelista da Igreja Anglicana, morre aos 90 anos. Modesto, mas erudito, o pastor foi considerado mentor de Billy Grahan e Rick Warren. Foi ele o principal estruturador do Pacto de Lausanne em 1974, que lançou o Movimento Evangelical no mundo. Ele não encheu estádios de fiéis como seu amigo de longa data Billy Grahan, nem fez a oração de abertura do governo de Barak Obama na mega igreja de Rick Warren. Porém, foi um gigante do mundo evangélico e, talvez, o mais influente evangelista do qual se tem notícia".

Certamente a influência positiva de Stott continuará sendo presente por um longo tempo. Seus livros, palestras gravadas, seminários e aulas, continuarão influenciando a muitos, desafiando-nos à profundidade e erudição com simplicidade e modéstia. Movimentos como ABU, Missão Integral da Igreja, SEPAL e muitos outros experimentaram e continuarão experimentando a salutar presença dos pensamentos e ideais deste "príncipe de Israel" que tombou. Devemos aplicar a ele o que disse o apóstolo Paulo ao referir-se a Epafrodito: "Honrai sempre a homens como esse" (Fp. 2:29).

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.