PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de janeiro de 2010

AI (12)

ANO LXVII - Domingo, 31 de janeiro de 2010 - Nº 3353

"Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro, e se firmam em cavalos..." (Is 31:1)

Esse texto do profeta Isaías revela uma situação específica e histórica para Israel, que antecede ao cativeiro. A corrupção e distanciamento de Israel em relação ao Senhor chegara ao ponto de ser insuportável e Deus agiria com zelo e juízo, visitando Seu povo com o cativeiro. Muitos imaginavam que poderiam escapar dessa sina se deixassem a terra de Israel e fossem para o Egito, estabelecendo aliança bélico-política. Esse pensamento era de cidadãos comuns e dos grandes do povo, até mesmo do rei.

O que isso tem a ver comigo hoje, o que me diz respeito esse fato? O que depreendemos e aprendemos dessa passagem é ser o Egito apenas uma forma ineficaz para tentarmos resolver o problema. As pessoas pensavam que poderiam ser socorridas pelos carros e cavalos egípcios, ou seja, o recurso humano e meramente material. Não estavam interessadas em submeter-se ao Senhor, reconhecendo a iniquidade e o pecado cometidos contra Ele, abandoná-los e voltarem-se para o socorro eficaz oferecido por Deus.

Isso é o que ainda vemos acontecer hoje. É a experiência de multidões que buscam recursos em todos os lugares (são os egípcios), pensando que resolverão seus dilemas e problemas. A secularização, sobretudo, em países ricos é testemunha desse fato triste. O Ser de Deus está alijado, excluído de sua forma de pensar, agir e viver. Sua confiança e esperança estão depositadas no próprio homem, no sistema vigente de benefícios e outros.

Há os que buscam egitos na tentativa de resolver seus problemas espirituais. São ineficazes esses recursos, mas as pessoas estão envolvidas e não percebem a ineficácia de tais dispositivos e meios. Pensam que podem resolver a questão de seus pecados, culpas e males fora da única maneira eficaz de resolvê-los, Jesus Cristo.

Não desça ao Egito, lá não há solução. Entregue-se ao Senhor, submeta-se a Ele, receba a Jesus Cristo como Salvador e Senhor e viva a vitória e a paz que só Ele pode dar, pois: "os egípcios são homens, e não Deus; os seus cavalos carne, e não espírito" (v.3).

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 24 de janeiro de 2010

DRAMAS E TRAGÉDIAS

ANO LXVII - Domingo, 24 de janeiro de 2010 - Nº 3352

DRAMAS E TRAGÉDIAS

A vida, seja em caráter pessoal ou coletivo, apresenta muitos dramas e tragédias, os quais integram, contra nosso gosto e vontade, nossa experiência, inexoravelmente.

No final do ano de 2004 o tsunami ceifando dezenas de milhares de vidas. Agora, terremoto no Haiti destruindo e matando, em poucos segundos, outras dezenas (talvez centenas) de milhares de pessoas.

Somos levados a perguntar ou buscar de quem seja a responsabilidade ou a culpa. Mas, nesse caso não há alguém que possamos onerar com tal peso. Isso nos deixa ainda mais perplexos e se nos impõe, mais fortemente, a questão: por quê? Nem sempre haverá resposta a essa indagação, o que nos faz cair em maior perplexidade.

Ao vermos a ação mundial em auxiliar as pessoas atingidas e assistir ao socorro aos flagelados, nos admiramos pela solidariedade demonstrada. Pessoas dispondo-se a ir e ajudar. Envio de auxílio humanitário e financeiro para restauração e reconstrução, etc. É gratificante.

Mas, ao vermos a situação anterior daquela gente (viver com dois reais por dia) em meio à miséria, ficamos pensando por que essa ajuda internacional não foi enviada para promover saneamento básico, melhorar atendimento escolar, ampliar a assistência médica e outras? Serão necessárias tragédias desse porte para tal mobilização? Teremos que ser sempre atingidos em nossos rostos com a catástrofe, para nos movermos em compaixão? A culpa é deles; a corrupção é grande e impede ajuda, são preguiçosos e indolentes, etc. Justificativas (adequadas ou não) apresentadas para isenção de responsabilidade e envolvimento.

É pesaroso vermos que ali se vai formando um palco de disputas políticas. A disputa enfurecida de pessoas por comida e sobrevivência, é contrastada com a luta silenciosa, mas não menos trágica, de poder quanto a quem assumirá o "comando" das operações. Os que lá não estavam, agora chegam e querem ter o controle das ações. Por quê? Não podem ser subordinados aos que lá estavam e conhecem a situação do país? Nesse sentido, nem mesmo a tragédia impede a manifestação da soberba humana.

E nós? Como cristãos nos cumpre envolvimento efetivo não só com oração, mas, também, com ajuda prática (doação). Não devemos estar "blindados" ("blind" no inglês=cego) em relação à miséria e desdita de brasileiros e não brasileiros, e sermos "desblindados" apenas por tragédias, que nos constrangem e comovem. Sempre haverá "Tahitis" perto ou longe de nós, nos quais poderemos manifestar nossa vida cristã e compromisso de fé, mesmo antes do drama e da tragédia, ou até sem eles. Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 17 de janeiro de 2010

QUALIFICAÇÕES

ANO LXVII – Domingo, 17 de janeiro de 2010 – Nº 3351

QUALIFICAÇÕES

A Igreja está convocada para eleição de presbíteros. A Constituição da IPB determina que o pastor instrua a Igreja sobre o assunto. Nesse sentido, trago as orientações-qualificações bíblicas sobre o presbítero, conforme encontramos em I Timóteo e Tito, leituras que sugiro sejam feitas pela Igreja.

Nesses textos temos o ideal de Deus para aquele que almeja o presbiterato e que a Igreja deve buscar. Nós confundimos e pensamos que simpatia, status social, condição econômica, formação acadêmica e características dessa ordem sejam determinantes na escolha. Não é verdade. As qualidades estão nos textos e nos falam sobre: a vida pessoal do indivíduo em manifestações como moderado, modesto, etc.; a vida familiar do postulante com a família estruturada na fé, tendo a casa sob bom governo e filhos sob disciplina; a vida social do candidato com testemunho favorável dos de fora e conduta ética cristã impoluta; a vida eclesiástica da pessoa não sendo imaturo na fé, conhecedor das Escrituras (até mesmo no aspecto do manuseio da Bíblia), em condições de ensinar (formal e informalmente).

A Igreja deve procurar verificar essas virtudes-qualidades naquele(s) que será(ão) presbítero(s) na comunidade e a representará(ão) e conduzirá(ão). No projeto de Deus está o ideal e devemos buscar escolher aquele(s) que se enquadre(m) nessas diretrizes, ou que mais se aproxime(m) dela.

Ore, esteja presente, participe votando com critério e dependência de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 10 de janeiro de 2010

REFLEXÕES PARA O ANO NOVO

ANO LXVII - Domingo, 10 de janeiro de 2010 - Nº 3350

Reflexões para o Ano Novo

O apóstolo Paulo afirma em Filipenses 3.12 que ele prossegue em sua vida cristã, mas o faz de uma maneira definida, conforme indicada no versículo treze: "esquecendo-me das coisas que para traz ficam e avançando para as que diante de mim estão". Muitos de nós carregamos as feridas do passado ou as suas glórias, de tal forma que, ou temos nosso coração endurecido, ou somos arrogantes demais para que Deus trabalhe em nós. O correto é deixarmos o passado nas mãos de Deus e continuar nossa jornada rumo ao prêmio, confiando no que o Senhor está fazendo e fará em nossa vida.

Jesus visita a casa de Lázaro, e Marta se agita bastante para dar conta de todo o necessário para hospedar o Mestre, chegando a queixar-se com Ele sobre o fato de Maria ficar ouvindo-o e não ajudá-la. Jesus então lhe responde: "Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco é necessário ou mesmo só uma coisa: Maria, pois, escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada" (Lucas 10.41-42). Note que Cristo não critica Marta por estar trabalhando e nem manda que ela pare tudo, mas simplesmente enfatiza sua preocupação com as coisas que não eram as mais importantes. No mundo moderno, onde tantas coisas competem para ganhar nosso afeto e preocupação, será que estamos ligados na melhor parte?

Que estas reflexões aplicadas, ao novo ano que se iniciou, guiem nossas ações nele.

Adaptação do texto do Rev. George Alberto Canêlhas

domingo, 3 de janeiro de 2010

PLANOS (AI 11)

ANO LXVII - Domingo, 03 de janeiro de 2010 - Nº 3349

Planos
"Ai...dos que executam planos que não procedem de mim"
(Isaías 30:1)

Primeiro domingo do ano. Empolgação, entusiasmo, animação, promessas, planos, projetos e expectativas. É um ciclo que se repete com constância em nossa cultura. Tomamo-nos de brios e fazemos uma lista de coisas a serem realizadas no novo ano. Muitas vezes, no entanto, essas listas são esquecidas, elementos outros acontecem e somos impedidos de realizar o planejado.

Isaías também fala sobre fazer planos e projetos. Mas, ele coloca sob a dimensão de lamento, visto que muitos faziam projetos que não procediam do Senhor, eram fruto exclusivamente da carne e da ação humana. O Senhor estava alijado destes planos de realizações e conquistas. A advertência de Tiago deve permanecer viva aos nossos ouvidos e corações ao dizer: "...devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isso ou aquilo". (Tg. 4:15).

Ao ouvirmos e sabermos de planejamentos de tantas pessoas, ficamos chocados pelo fato de não levarem em conta o querer de Deus. São planos que, certamente, não procedem de Deus. Separação, aborto, aceitação ou pedido de propina, megalomania religiosa sob capa de dedicação ao Reino, etc.

Façamos planos de conformidade com a vontade do Senhor, sob Sua condução e direção. Seja esse novo ano pleno de realizações e progresso, sob a graça e bênção do Senhor nosso Deus. São meus votos e de minha família a toda a Igreja.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.