PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2007

PROMOVENDO A ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS (5)

ANO LXV - Domingo, 28 de Outubro de 2007 - Nº 3235

"Promovendo a eleição de presbíteros" (Atos 14: 23)

Teremos hoje a oportunidade de eleger 05 irmãos para o exercício do presbiterato da nossa querida IPVM. Sem dúvida é momento de elevada importância para a vida da igreja, já que se trata de homens que estabelecerão as diretrizes e rumos a serem tomados por nossa comunidade. Nosso privilégio é muito grande, mas não menor nossa responsabilidade.

A escolha dos nomes tem normas e regras prescritas e determinadas, sendo que algumas delas emanam do conselho da igreja (artigo 111 C IPB) tais como: número de candidatos, tipo de cédula, norma de desempate, etc. Outras determinações vêm dos concílios superiores inclusive o Supremo Concílio. Neste sentido nossa Assembléia Maior determinou que as assembléias das igrejas não podem ser iniciadas sem o número legal exigido para o quorum, que é de 1/3 dos membros residentes na sede(artigo 6º dos estatutos da igreja). Portanto, o funcionamento só poderá ocorrer se, ao tempo determinado na convocação, houver quorum legal. Então a sistemática observada atualmente não é "modismo" ou "inexperiência" ou mesmo "incompetência" de quem está conduzindo a assembléia. Trata-se de sujeição às normas estabelecidas e assentadas, as quais têm que ser observadas e cumpridas, sob risco ou pena de nulidade imposta pelo presbitério ao examinar a ata que vai transcrita no livro do conselho da igreja e encaminhado ao presbitério.

Temos neste domingo a segunda convocação que dispensa número determinado para quorum de funcionamento. Isto significa que à hora determinada (10:30 h) iniciaremos a assembléia com o número de membros constante na lista de presença. Portanto, é imprescindível que OS MEMBROS COMUNGANTES ASSINEM A LISTA DE PRESENÇA, ESTANDO NO TEMPLO, SALÃO SOCIAL OU EM OUTRA DEPENDÊNCIA DA IGREJA. Se aquele que for membro da IPVM não assinar, NÃO PODERÁ VOTAR. Desta forma , solicitamos que NÃO ENTREM SEM REGISTRAR SUA PRESENÇA NA LISTA DE CHAMADA. Por que precisamos deste controle, uma vez que não há necessidade de quorum? É necessário para se conhecer o coeficiente para eleição, ou seja, quantos votos são necessários para que alguém seja declarado eleito, isto é, temos que saber o número que manifesta a maioria de votantes. Com tais esclarecimentos espero que tenhamos uma boa e tranqüila assembléia com a graça e a direção de Deus.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 21 de outubro de 2007

PROMOVENDO A ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS (4)

ANO LXV - Domingo, 21 de Outubro de 2007 - Nº 3234

"Promovendo a eleição de presbíteros" (Atos 14: 23)

Chegamos ao dia de nossa assembléia extraordinária para eleição de 05 presbíteros. A sistemática determinada pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, em observância aos preceitos de sua constituição, não permite que a eleição se prolongue da manhã até a tarde (noite) sem interrupção das atividades normais de culto e Escola Bíblica Dominical. Assim, temos que iniciar na hora marcada da convocação (caso haja quorum) e encerrar após a votação. Deste modo, não é admitida a votação ao longo do dia, mas, apenas no período determinado. Em sendo assim, teremos, no máximo, dois (02) escrutínios nesta assembléia e, para tanto, as pessoas terão que permanecer até o final das votações.

Os irmãos devem atentar para o fato da necessidade de permanência até a segunda votação para efeito de contagem de voto e apuração do resultado. A retirada só será permitida mediante autorização da assembléia com exposição de motivos. Desta forma, solicitamos a gentileza dos irmãos de não sairem, a não ser por motivo imperioso. Lembremo-nos que o horário de encerramento da EBD ocorre às 12:00 h e pretendemos encerrar nossa assembléia, no máximo neste horário. Estamos projetando nossa logística de tal modo a realizarmos nossa assembléia em uma hora e meia.

Temos um encarte em nosso boletim dominical, onde figuram os nomes dos irmãos que concorrerão a eleição. Estes nomes são seguidos de brevíssimo informativo sobre os candidatos com referência à sua vida pessoal, profissional, familiar e eclesiástica. Todos serão apresentados à igreja a fim de que se possa ter melhor percepção de quem sejam os irmãos indicados.

Lembramos, ainda, que os nomes de todos os candidados constarão da cédula e poderão ser escolhidos até cinco (05) nomes. Caso haja em uma cédula de indicação mais de 05 nomes apontados, este voto será nulo. Se, no entanto, houver indicação de número menor que 05, o voto é válido e será computado a favor dos que ali foram assinalados. Anotações quaisquer nas cédulas determinarão a anulação do voto. Portanto, NÃO ESCREVA NADA NA CÉDULA, apenas marque os nomes que são de seu interesse e vontade.

Orientamos a que se evite perguntar aos outros em quem se deve votar, ou o que o outro pensa de tal ou qual candidato. Ore ao Senhor, analise com cuidado e manifeste sua vontade diante do Senhor. Não aceite nenhuma forma de "condução de vontade" ou "sugestão de voto" . O voto é seu, exclusivo e independente. Submeta-se apenas ao que você entende ser a vontade do Senhor. Vote com temor e tremor diante de Deus e sejam sobre nós a Sua graça e bondade.

Rev. Paulo Audebert Delage

domingo, 7 de outubro de 2007

PROMOVENDO A ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS (3)

ANO LXV - Domingo, 07 de Outubro de 2007 - Nº 3232

"Promovendo a eleição de presbíteros" (Atos 14: 23)

Vimos nos últimos dois boletins aspectos institucionais que são requeridos dos candidatos ao oficialato e, particularmente, ao presbiterato na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Trataremos dos aspectos bíblicos que devem ser observados pela igreja na escolha de seus oficiais. As orientações a que nos referimos encontram-se em I Timóteo 3: 1-7 e Tito 1: 5-9 (leiam estes textos). A simples leitura dos textos apontados já é, por si mesma, suficiente para fornecermos visão adequada e própria sobre quem deve ser um presbítero. Note que não se fala sobre situação financeira (rico ou pobre), nível acadêmico-intelectual, charme ou simpatia, ou coisas de natureza semelhante. As indicações apontam para postura e caráter, além de aspectos ligados à maturidade da fé.

Talvez você não encontre alguém que reúna todos os atributos listados nos textos apresentados. No entanto, examine com cuidado o candidato e verifique quantas e quais virtudes ele agrega a si mesmo. Observe aquele (s) que mais virtudes manifesta (m) em seu dia-a-dia. Perceba que estão envolvidos aspectos vinculados à fé e maturidade ("não neófito", pouco tempo de conversão), à vida familiar (cuida bem dos de sua casa), à vida social ("bom testemunho dos de fora"), relações interpessoais (não espancador, hospitaleiro, etc) e capacidade de instruir e ensinar.

A decisão de escolher um oficial é muito séria, pois você entregará a ele a condução da igreja. Assim, não vote desta ou daquela maneira por ser mais fácil ou rápido ou por não ter opção, alegando que como não tem outros... Se, em sua visão, não há ninguém apto para o ofício, melhor não votar.

Há três atitudes a serem assumidas por você quanto ao privilégio de votar e escolher: 1ª) ore por esta eleição; 2ª) esteja presente no dia da assembléia; 3ª) após ler e meditar nos textos bíblicos apontados, dê seu voto consciente.

Finalizo lembrando que toda e qualquer forma de campanha ou tentativa de captação de votos é repulsiva e iniqüa, devendo ser rechaçada por todos nós. Além do quê, tal prática é determinativa de nulidade da eleição, conforme previsto em nossos regimentos.

Ore, leia os textos, reflita, vote. Deus nos abençoe na condução desta assembléia para Sua Glória e Honra.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.