PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2007

PERTURBADOR DE ISRAEL

ANO LXV - Domingo, 26 de Agosto de 2007 - Nº 3226

"Perturbador de Israel" (I Crônicas 2: 7 e I Reis 18: 17)

A expressão grafada acima é a mesma nos dois textos apontados e refere-se a duas pessoas distintas na história antiga de Israel. Embora aplicada a ambos, seria ela, de fato, verdadeira? Estariam os dois enquadrados na situação de "perturbadores"?

Recordemos os fatos. O primeiro texto é colocado em relação a Acã e o uso está correto devido ao fato deste indivíduo haver desobedecido ao Senhor e escondido do despojo da cidade de Jericó alguns itens (prata, ouro e vestes), levando o povo de Israel à derrota diante da pequena cidade de Ai. Ele realmente perturbou Israel, levando-o à derrota e ao fracasso. O segundo texto diz respeito ao profeta Elias e é dito pelo covarde e pusilânime rei Acabe que era manipulado e conduzido por sua perversa esposa Jezabel. Acabe ao se defrontar com Elias questiona: "és tu o perturbador de Israel?" Na verdade, esta expressão aplicada a Elias era indevida, já que ele não perturbava Israel (ainda que ocasionasse alguma agitação social), mas buscava reconduzir Israel aos caminhos do Senhor e restaurar a vida com o Deus de Israel, livrando o povo da manifestação da ira do Senhor devido aos pecados cometidos. De forma injusta Elias recebe esta pecha ou designação injuriosa contra si.

Ao tomarmos estas duas situações históricas somos levados a refletir sobre nossa situação atual. As relações sociais, os comportamentos, as posturas e a ética estão se degenerando colocando-se fora de padrões estabelecidos pelo Senhor. A possibilidade de nos enquadrarmos na condição de perturbadores é grande, seja na posição de Acã ou na de Elias. Podemos entrar na "onda" e assumir o padrão de vida ofensivo a Deus e isto em nome da modernidade, civilidade e progresso, perturbando a ordem requerida por Deus; ou então, postarmo-nos e posicionarmo-nos de tal sorte a produzirmos, por nosso comportamento resistente a este fluxo degenerativo, uma maré de oposição, gerando um ambiente de perturbação na esfera social onde estamos inseridos. Os cristãos primitivos passaram por isto quando disseram sobre eles: "estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui". (Atos 17:6).

A isto somos chamados, a isto somos desafiados: sermos perturbadores e transtornadores deste mundo caótico e distante do Senhor. Vejam, no entanto, que nós não transtornaremos para o mal, faremos apenas voltar a posição adequada e correta conforme a vontade do Senhor. Perturbadores não como Acã, mas como Elias e os cristãos primitivos, fazendo com que as virtudes, valores e padrões do Reino de Deus seja manifestos e estabelecidos em oposição a este padrão degenerado e baixo que vemos grassar ao nosso redor. Ajude-nos o Senhor a sermos santos perturbadores em Seu Nome.

Deus nos abençoe.

Rev. Paulo Audebert Delage

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.